Segundo Maldonado, o turismo rural comunitário naAmérica Latina surge devido, principalmente, a quatrofatores: primeiramente às pressões mundiais do mercadoturístico sobre os patrimônios naturais e culturais dascomunidades rurais e indígenas. Em segundo lugar, devidoàs necessidades econômicas trabalhistas da grandemaioria das comunidades que buscam superar umasituação de pobreza crônica. Em terceiro lugar, devidoao papel relevante que desempenham as pequenas emicroempresas no desenvolvimento econômico local e nadiversificação da oferta turística nacional. E, por fim, pelofato dessa origem estar associada às estratégias políticasdo movimento indígena e rural da América Latina parapreservar seus territórios ancestrais - parte essencial doseu patrimônio e base material de sua cultura - na óticade incorporação aos processos de globalização com suaprópria identidadeConsiderando o texto acima e as discussões a respeito dosprincípios que regem as experiências de turismo de basecomunitária, avalie as afirmações a seguir.I. O turismo de base comunitária privilegia oprotagonismo das comunidades locais, valorizandoas famílias com seus saberes e fazeres.II. O turismo de base comunitária deve consideraro turista como o centro das atenções, aspectotradicional da atividade turística.III. O conceito de Arranjos Produtivos Locais (APL)fornece diretrizes e técnicas para consolidar oturismo de base comunitária.É correto o que se afirma emA II, apenas.B III, apenas.C I e II, apenas.D I e III, apenas.E I, II e III
#ENADE
Soluções para a tarefa
Sobre os princípios que regem as experiências de turismo de base comunitária:
É correto o que se afirma em: D I e III, apenas.
Segundo Maldonado: "Estabelecer a natureza de “a comunidade” implica definir os princípios, valores, normas e instituições que regem a forma de organização e convivência de um determinado grupo humano, que por sua vez os diferencia de outros atores da sociedade. O seu objetivo final é assegurar o bem-estar comum e garantir a sobrevivência de seus membros, preservando sua própria identidade cultural."
O APL (arranjo produtivo local) destaca-se como um elemento importante na concepção do TBC, sendo um de seus princípios a integração do turismo na dinâmica produtiva local, sem substituir as atividades econômicas tradicionais.
Bons estudos!