Segundo Lipman, a filosofia é a própria base da educação, na medida em que se apresenta como ferramenta para o desenvolvimento do pensar, tanto aquele que denomina de cotidiano (acrítico e mecânico) quanto aquele que o autor define como "Pensar de Ordem Superior" (crítico, autocorretivo e sensível ao contexto no qual está inserido; criativo, capaz de inovar, de ser pluralista e independente e que permite a aplicação de valores no próprio pensar, considerando a dimensão da emoção).
No Programa do autor encontramos a relação estabelecida entre o desenvolvimento do Pensar de Ordem Superior e a formação de indivíduos que se constituam em um determinado tipo de ser humano capaz de um determinado tipo de convivência na sociedade. Um bom pensador precisa dominar critérios como: narração, descrição, análise de conceitos, tradução de significados, interpretações, inferências, capacidade para sínteses e sobretudo capacidade para se pôr no lugar do outro.
LIPMAN, Matthew. A filosofia vai a escola. São Paulo: Summus, 1990.
A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. A perspectiva do ensino da Filosofia favorece o desenvolvimento do Narcisismo com a supervalorização do pensamento individual e egocentrado, em detrimento da formação de uma personalidade mais colaborativa e heteronômica.
II. O desenvolvimento da crítica propicia o desenvolvimento de transtornos mentais como a Síndrome de Messias, estado em que a pessoa (geralmente fundadora de seitas religiosas) acredita que é ou será uma figura salvadora do mundo.
III. O desenvolvimento da crítica propicia o desenvolvimento de cidadãos autônomos e que consigam vislumbrar os fenômenos também na perspectiva do outro, considerando a dimensão ética de direitos e deveres do convívio em sociedade.
IV. O desenvolvimento da crítica pode atuar como um mecanismo de defesa do ego para proteger o indivíduo da ansiedade gerada pelo estabelecimento de um nexo causal capaz de aproximar o material trabalhado em grupo de um complexo inconsciente seu, como no Transtorno Desafiador Opositor ( DSM-IV).
V. O desenvolvimento do pensamento crítico precipitará o aparecimento precoce da adolescência, com sua rebeldia exacerbada e o incremento da tendência à drogadição e à marginalidade, fazendo com que menos jovens se tornem adultos economicamente produtivos.
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
a.II e IV, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. I, II e V, apenas.
d. IV e V, apenas.
e. III e IV, apenas. Correto
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A alternativa correta é a letra E.
Ensinar a pensar de forma crítica em sala de aula para o professor está vinculado a algumas questões epistemológicas e paradigmáticas para cumprir esse objetivo ele deve ser capaz de colocar o aluno como centro das atenções.
O professor teria o papel então mostrar as ferramentas educacionais e ensinar o aluno a usar elas.
O aluno usaria as mesmas de forma a construir o seu próprio pensamento crítico.
Bons estudos!
Respondido por
1
Resposta:
III e IV, apenas
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Psicologia,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás