segundo dados publicados, recentemente, pelo IBGE, a taxa de fecundidade, em 2006, foi de dois filhos por mulher, diferente dos indices de 1980, que aoontavam 4,4 filhos por mulher. uma das contribuições para o resultado dos indices, de 2006 foi o aumento de contraceptivos, como:
I- camisinha masculina
II- camisinha feminina
III- pilula
IV- DIU
V- diafragma
dentre esses metodos contraceptivos, os que atuam, tambem, na prevenção da AIDS e de outra doença sexualmente transmissiveis -DSTs, são apenas
a- I e II
b- I, II e IV
c- III e V
d- III, IV e V
Soluções para a tarefa
Abraço, bons estudos
Dentre os métodos contraceptivos apresentados nas alternativas dessa questão, apenas a camisinha masculina (I) e a camisinha feminina (II) também são capazes de atuarem como meios de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs, também conhecidas como doenças sexualmente transmissíveis). Está correta, portanto, a alternativa "a".
Embora as pílulas anticoncepcionais, o DIU e o diafragma sejam métodos largamente utilizados para que se possa evitar gravidez não planejada, nenhum deles é apto para evitar a transmissão de ISTs/DSTs. Dessa forma, a camisinha, masculina ou feminina, deve ser usada sempre que haja relação sexual, mesmo que a parceira faça uso de algum método anticonceptivo.
O que são as Infecções Sexualmente Transmissíveis?
É a atual denominação do que antes se chamava "doenças sexualmente transmissíveis". Como o próprio nome sugere, são infecções causadas, principalmente, por vírus e bactérias e tem como meio de transmissão o contato sexual sem uso de preservativo com alguém que esteja infectado.
Alguns exemplos destas ISTs são a sífilis, gonorreia, HPV (para este há vacina) e herpes genital.
Desta forma, o meio mais eficaz para prevenção destas infecções é o uso adequado da camisinha durante toda a relação sexual.
Veja e entenda mais sobre infecções sexualmente transmisíveis em: https://brainly.com.br/tarefa/29738537