Segundo Bernard Fontenelle, "A economia, que é uma virtude, é uma necessidade na pobreza, um ato de juízo na mediania, e na opulência um vício" (Coletânea Ética e Economia). Em outras palavras, o escritor francês apresenta a "economia" sob três condições sociais (pobreza, mediania e opulência), atribuindo-lhe classificações diferentes (necessidade, ato de juízo e vício). Atendo-se nessa premissa, analise a charge e as assertivas.
I. A imagem mostra condições sociais opostas, e ainda sugere que a condição de riqueza é sustentada pelos recursos que advém da classe mais pobre.
II. O objetivo da charge é fazer apologia à solidariedade, pois demonstra que a virtude dos pobres é economizar o pouco que têm para dar aos que necessitam.
III. A imagem aponta para o crescimento da classe média, mostrando claramente que a economia, enquanto ato de juízo, pode fazer o pobre ficar rico.
IV. Essa charge serve para defender, divulgar, explicar e convencer a todos que, conforme declaração universal, "é melhor dar do que receber".
Está(ão) CORRETA(S) a(s) assertiva(s):
ALTERNATIVAS I e II, apenas. I e IV, apenas. II e III, apenas. I, apenas. II, apenas.