Segundo Alain Supiot, o homem se descobre em várias dimensões e cada qual tem uma relação com a sua forma de enfrentar o mundo. Uma destas descobertas é que ele é um "ser metafísico" e com relação a esta descoberta podemos afirmar que:
()Descobre que a razão é sua melhor companheira, pois não só nasce com ela, mas já nasce dotado de razão e apto a utilizá-la de forma direta, ou seja, sem o auxílio do "outro".
()Descobre ser fruto de um pecado original e isso lhe aflige porque precisa a todo custo buscar sua salvação junto ao criador, sendo assim, deve direcionar todas as suas forças para realizar este objetivo.
()Descobre que Deus dotou o homem de razão, mas isso não quer dizer que tenha a racionalidade como algo que nasce com ele, mas sim resultante da experiência com o outro.
()Na visão de Alain Supiot, embora o homem possa existir em várias dimensões, o que importa, realmente, é o que ele venha a fazer de seu destino.
()Primeiro o homem se descobre como pessoa jurídica, pois isto lhe permite caminhar em direção a outras descobertas, pois protege o seu direito de duvidar de tudo e de todos.
Descobre que Deus dotou o homem de razão, mas isso não quer dizer que tenha a racionalidade como algo que nasce com ele, mas sim resultante da experiência com o outro.