Sociologia, perguntado por Anton15, 11 meses atrás

Segundo a corrente liberal, o Estado tem como intuito mediar conflitos entre os variados grupos sociais, em prol de interesses comuns. Em oposição aos pressupostos liberais, a vertente marxista defende uma concepção opressora de Estado. Assim sendo e com base nos conteúdos abordados nas aulas, compreende-se que: I. A corrente liberal tem uma visão idealizada de Estado. II. Para o marxismo, o Estado assume uma posição tendenciosa ao favorecer as classes dominantes. III. Por serem antagônicas, ambas as correntes não podem ser entendidas enquanto abordagens sociopolíticas e econômicas sobre as relações de classes. É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
I e II, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III.

Soluções para a tarefa

Respondido por faguiarsantos
14

Olá! Espero ajudar!

I. A corrente liberal tem uma visão idealizada de Estado. - Falsa. Os liberais possuem uma visão cética em relação ao Estado. Segundo a visão liberal o Estado deve cuidar de funções mínimas, já que de acordo com essa visão o Estado seria um mau gestor de recursos.

II. Para o marxismo, o Estado assume uma posição tendenciosa ao favorecer as classes dominantes. Correta, de acordo com Marx as relações políticas e jurídicas fariam parte da superestrutura e seriam as ferramentas de manutenção da dominação dos donos do meio de produção sobre o proletariado.

III. Por serem antagônicas, ambas as correntes não podem ser entendidas enquanto abordagens sociopolíticas e econômicas sobre as relações de classes. Falsa. As duas correntes são antagônicas. No entanto, constituem-se em abordagens sociais e econômicas das relações de classes.

Respondido por zecaodantas
0

Assimilar os pressupostos Liberais sobre o Estado e suas funções

Perguntas interessantes