ENEM, perguntado por jhe0conceiaga, 1 ano atrás

“Se os cantares de amor galego-portugueses nos mergu-
lham numa atmosfera ideal porque [eram] literatura palacia-
na, convencional e puramente intelectualizada, os cantares

de escárnio e maldizer nos atiram violentamente na vida real

do tempo.”

(Segismundo Spina. Manual de versifi cação românica medieval.

Se a sátira demonstra uma literatura combativa, intencio-
nalmente maledicente, ou mesmo reformista, com base nas

características desse gênero, assinale a alternativa correta a

respeito das cantigas de escárnio:

A) Há um trabalho com a linguagem, em que o trovador, sem

identifi car a pessoa satirizada elabora trocadilhos, faz uso

de expressões sutis, marcando o texto com um tom irôni-
co.

B) Tendo como objetivo uma reforma social, a cantiga de es-
cárnio não denuncia valores morais falsos, pois não con-
segue atingir todas as classes.

C) A linguagem era voltada claramente à obscenidade, livre

das convenções formais.

D) Uma das preocupações apresentadas nessas cantigas, di-
ferentemente das cantigas de maldizer, era citar nos tex-
tos o nome de algum parente do indivíduo criticado.

E) As cantigas de escárnio jamais faziam críticas ao senti-
mento amoroso.

Soluções para a tarefa

Respondido por LuaMarchiorato
0
Letra A.
Nas cantigas de escárnio, o eu – lírico faz uma crítica (sátira) indireta e com duplos sentidos a alguém. Para o trovador fazer uma cantiga de escárnio, ele precisa compor uma cantiga falando mal de alguém, ou seja, fazendo uma critica a alguma pessoa, através de palavras de duplo sentido, ou seja, através de ambigüidades, trocadilhos e jogos semânticos, através de um processo denominado pelos trovadores equívoco, sem identificar a pessoa como nas cantigas de maldizer.
Respondido por aninhafr
1
Letra A.

Porque as cantigas de escárnio eram indiretas a alguém, cheias de duplos sentidos e trocadilhos.
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