História, perguntado por atdps, 1 ano atrás

se Dom Pedro I era filho do rei e herdeiro do trono português, explique por que ele enviou tropas para reprimir as lideranças provincias que preferiam continuar ligadas à Portugal.

Soluções para a tarefa

Respondido por Diehgo
40
Havia o interesse português de tornar o Brasil novamente uma colônia portuguesa, retirando o título de Estado do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, o que era contra os planos do Príncipe Regente D. Pedro I. Após receber ordens e ameaças da Corte Portuguesa que iam de encontro aos seus interesses e se mantido firme em contrariar a Corte, o Príncipe Regente recebeu uma outra ordem: deixar o Brasil e voltar para Portugal. 
Militantes pró Príncipe Regente, recolheu cerca de 8 mil assinaturas, o que fez D. Pedro I a ficar no Brasil -- o histórico Dia do Fico: "se for pela felicidade e bem da Nação, digam ao povo que fico". 

Entretanto, o Império do Brasil se dividia em favoráveis e contrários à Independência do Brasil, o que gerou grande reboliço no Brasil e também em Portugal -- uma guerra foi instaurada. Dom Pedro I ordenou o enviou de tropas para repressão dos revoltosos que eram favoráveis a dependência de Portugal. Muito sangue foi derramado nesses conflitos que ocorreram em todas as províncias do Brasil. Justamente por esses conflitos entre pró e contra Independência que em algumas regiões a Independência só foi aceita em 1823 (a Independência aconteceu em 1822), como na Bahia. 

Portanto, D. Pedro I enviou tropas para reprimir os revoltosos que eram contra a Independência e que defendiam que, por ele ser herdeiro do trono português, ele não poderia ficar contra Portugal e aclamar a Independência do Brasil. 
Perguntas interessantes