ENEM, perguntado por yasmimcaracas5666, 1 ano atrás

Se as mais antigas organizações regionais do continente resultam diretamente do legado colonial, a descolonização estimula o sonho pan-africano de alguns dirigentes e resulta na criação da Organização da Unidade Africana (OUA) em 1963. Transformada em União Africana (UA), em 2001, é a principal instituição de cooperação dos países da Africa, da qual apenas o Marrocos não é membro. Diante da divisão dos Estados e de sua reticência parte da recém-adquirida soberania, a UA assemelha-se a um fórum intergovernamental de negociações, bem distante dos Estados Unidos da Africa, utopia imaginada por seus fundadores. Fonte: DURAND, Marie-Françoise [et al.]. Atlas da Mundialização: Compreender o Espaço Mundial Contemporâneo. São Paulo: Saraiva, Considerando o papel da União Africana e a experiência colonial e de descolonização na Africa mencionados no texto, conclui-se que a(as): 2009, p. 54 (com cortes). a) ex-colônias portuguesas recusaram-se a aderir a órgãos regionais africanos, optando por articulações com países com os quais têm identidade cultural. b) existência de instabilidades políticas e fragilidades de instituições dos Estados nacionais criam obstáculos a uma atuação mais abrangente da UA. c) organizações africanas de cooperação e integração regional estão hoje a serviço dos interesses das principais potências mundiais. d) força política de organizações como a UA permitiu aos países africanos decidirem o desfecho dos conflitos ocorridos durante a chamada Primavera Arabe. e) exploração e a opressão colonial vividas até os anos 1970 tornaram inviável a instituição de organizações de cooperação ou integração regional no continente.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
1

Letra b.

A UA (União Africana) pode ser apresentada como importante além de relevante organização voltada para a existência de interação e cooperação entre os países do continente africano. Tratam-se de instituições que apresentam grande importância porque permitem negociações, visando a soberania dos povos do continente.

Entretanto, sabe-se que diante de grandes conflitos civis ocorridos por anos de exploração europeia na região, sabe-se que a UA tem dificuldade em atuar de formas mais abrangente.

Perguntas interessantes