Se a soma de cinco numeros inteiros e positivos, todos diferentes entre si, é igual a 50, entao o maior valor que um desses numero pode ter.
Soluções para a tarefa
Resposta: 40.
Explicação passo a passo:
Sejam cinco números inteiros positivos diferentes entre si, tais que
Sem perda de generalidade, como os números são distintos, suponha que
Para maximizar o valor de devemos atribuir aos números restantes os menores valores possíveis, de modo que a soma dos cinco números seja 50.
Assim, começando pelos menores inteiros positivos, devemos ter
Logo, o maior valor possível para é
Bons estudos! :-)
O maior valor que um dos números pode ter é 10.
Lógica
Podemos resolver esse problema usando um método conhecido como "tentativa e erro". Sabemos que a soma de cinco números diferentes é igual a 50. Como são números inteiros positivos, o menor valor possível que um deles pode ter é 1. Se adicionarmos os próximos quatro números inteiros a 1, teremos:
- 1 + 2 + 3 + 4 + 5 = 15.
Isso significa que ainda precisamos de 35 para chegar a 50. Agora, precisamos adicionar um número maior do que 5 para atingir essa soma. Podemos tentar com 6 e, em seguida, adicionar os três números inteiros seguintes a 6, o que nos dará:
- 6 + 7 + 8 + 9 = 30.
Somando a soma anterior de 15, temos um total de 45. Agora só precisamos adicionar um número inteiro positivo diferente de 6, 7, 8 e 9 para atingir a soma de 50.
Podemos ver que o maior número que podemos adicionar é 10, pois se adicionarmos 11, a soma ultrapassaria 50. Portanto, o maior valor que um dos números pode ter é 10.
Leia mais sobre lógica matemática aqui: https://brainly.com.br/tarefa/35804304
#SPJ6