Saviani (1992), propõe a seguinte divisão quanto às teorias educacionais: de um lado, estariam as pedagogias não críticas (tradicional, nova e tecnicista), e de outro, as pedagogias crítico-reprodutivistas (teoria da escola como violência simbólica, teoria da escola como aparelho ideológico de Estado e teoria da escola dualista). A seguir, marque a alternativa que conceitua a Pedagogia Tradicional, segundo Saviani: Escolha uma: a. Compreende a ação pedagógica como imposição arbitrária da cultura (também arbitrária) dos grupos ou das classes dominantes aos grupos ou classes dominadas. Essa imposição se dá pela autoridade pedagógica, isto é, por um poder arbitrário de imposição que, sendo desconhecido, é reconhecido como autoridade legítima. b. Segundo essa pedagogia, o papel da escola é transmitir autoritariamente os conhecimentos acumulados pela humanidade e sistematizados logicamente, ou seja, difundir a instrução. O professor, sujeito do processo, transmite os conhecimentos por meio de lições e exercícios; aos alunos, cabe assimilá-los, atenta e disciplinadamente. O foco está no “aprender”. c. A educação é concebida como um processo de ideologização da sociedade. Em uma sociedade capitalista, por exemplo, a escola seria um poderoso instrumento de reprodução da expropriação dos trabalhadores pelos donos dos meios de produção, tentando fazer com que isso seja aceito como perfeito e natural. d. Movimento que critica a escola tradicional. Esboça um método em que o professor é estimulador e orientador das aprendizagens, cujas iniciativas cabem exclusivamente aos alunos, sujeitos do processo. e. O elemento principal é a organização racional dos meios para ensinar: professor e alunos passam a ser executores de um processo cuja concepção, planejamento, coordenação e controle ficam a cargo de especialistas supostamente habilitados, neutros, objetivos e imparciais. A função da escola é a formação de indivíduos eficientes para aumento da produtividade é o “aprender a fazer”.
Soluções para a tarefa
b. Segundo essa pedagogia, o papel da escola é transmitir autoritariamente os conhecimentos acumulados pela humanidade e sistematizados logicamente, ou seja, difundir a instrução. O professor, sujeito do processo, transmite os conhecimentos por meio de lições e exercícios; aos alunos, cabe assimilá-los, atenta e disciplinadamente. O foco está no “aprender”
A alternativa B.
Vemos que a proposta da educação atua como uma ferramenta crucial para o processo de aprendizagem do indivíduo.
Deste modo, a didática está ligada a pedagogia, onde seu principal foco é a prática do ensino através de estratégias que possibilitem um melhor entendimento do que foi desenvolvido em sala de aula.
Por isso, falar em seu conceito é estar atento a formação de professores, que devem cumprir adequadamente com suas funções e atuar como pilares na formação social.