São várias as nações que falam o português: Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor Leste. Porém, a escrita é diferenciada nesses países irmãos. Desde 1980, como resultado de um acordo ortográfico desenvolvido pela Academia de Ciências de Lisboa e Academia Brasileira de Letras (ABL), bem antes da criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), os lusófonos vêm tentado unificá-la. Em dezembro de 1990, em Lisboa, o acordo transformou-se em tratado internacional. No entanto, muitas questões burocráticas emperraram a tramitação. Só no final de 2007, a padronização foi concretizada. Podemos afirmar que o acordo ortográfico tem por objetivo: a. Fazer com que todos os países que falam a língua portuguesa se igualem à língua portuguesa falada em Portugal. b. Facilitar o aprendizado da língua portuguesa no mundo. c. Fazer algumas alterações na escrita da língua portuguesa na tentativa de criar um padrão entre as nações que a usam. d. Facilitar o aprendizado da língua portuguesa para que as pessoas sejam melhor qualificadas para o trabalho. e. Dificultar a escrita com mais regras ortográficas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Alternativa c. O objetivo dos tratados internacionais e das respectivas reformas ortográficas nos países lusófonos é chegar a um padrão mínimo de uniformidade no idioma.
Há uma finalidade de ordem prática para isso.
- No caso das Nações Unidas, por exemplo, o Português não era uma das línguas oficiais porque não havia grafia única.
- A constituição de uma série de normas, ainda que preservando características regionais, busca consolidar o idioma globalmente.
A reforma ortográfica e a uniformização da língua
O acordo ortográfico entre os países de língua portuguesa ainda está em curso. Alguns, como o Brasil, já o implementaram, outras nações têm atravessado uma adaptação mais lenta.
- Os acordos ortográficos não eliminam duplicidade de grafias, mas procuram restringir os carros em que ela ocorre.
- Um dos objetivos é evitar que os idiomas nacionais evoluam para uma diferenciação que enfraqueça a comunidade linguística compartilhada.
As alternativas da questão sugerem motivações para o acordo:
- a. Incorreta. Não se trata de equiparação a Portugal.
- b. Incorreta. O objetivo não é educacional.
- c. Correta. Trata-se de estabelecer um padrão.
- d. Incorreta. Não é uma estratégia de formação.
- e. Incorreta. Não haveria sentido em criar regras para piorar a escrita.
Continue aprendendo sobre o acordo dos países lusófonos aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/18982265
#SPJ1
simonenitta:
Foi o que tinha respondido, ja entreguei as respostas tem 2 semanas atras
Perguntas interessantes