São Paulo tem para mim um sentido altamente dramático. Foi em São Paulo que a vida torceu violentamente o meu destino: o adolescente que pretendia ser arquiteto adoeceu, mal iniciara os estudos, e tão definitivamente, que teve de dizer adeus a todas as suas esperanças. Foi então que principiou a lhe sorrir, como um anjo, a sua inconstante namorada, mas sempre fiel padroeira – a poesia. Meus amigos, meus inimigos, desculpem esse tom tão romanticamente sentimental. Mas a verdade é que desta vez me senti em São Paulo doentiamente romântico, romântico até à angústia, angústia que cheguei a atribuir ao medo de avião, àquele medo de me "transformar em notícia" no bojo do Convair que devia me trazer de volta ao Rio. (Manuel Bandeira, "Visita a São Paulo", publicado originalmente em Folha da Manhã, de 9/6/1957.) "Meus amigos, meus inimigos, desculpem esse tom tão romanticamente sentimental". Assinale a alternativa em que a substituição do verbo em destaque mantém o modo verbal empregado na frase acima. a) perdoam. b) repõem. c) pressintam. d) admitem. e) reveem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
No enunciado e na alternativa c, o modo verbal é o subjuntivo (funcionando no texto como imperativo afirmativo). Resposta: C
Vamos fazer uma revisao sobre os tempos verbais:
No portugues, classifica-se as formas verbais em tres modos, de acordo com que expressam a acao:
- Modo indicativo: quando ha indicacao do verdo de uma certeza, algo que de e um fato, aconceteu ou acontecera;
- Modo subjuntivo: quando o verbo exprime possibilidade, sendo assim, nao ha a expressao de certeza de que a acao verbal e um fato.
- Modo imperativo: quando o verbo expressa uma ordem, pedido ou sugestao.
Perguntas interessantes