Administração, perguntado por natielli20, 5 meses atrás

Sabemos que os parâmetros nem sempre são fáceis de serem calculados, o que nos leva muitas vezes, a optar por coletar dados relativos às amostras derivadas de uma população de interesse. Quando calculamos as medidas numéricas de uma amostra, teremos estimativas para os parâmetros populacionais, onde cada estimativa será o valor particular daquela amostra para estimar o verdadeiro valor do parâmetro.

É importante destacar que se coletarmos amostras diferentes de uma mesma população, os valores do estimador poderão mudar aleatoriamente a cada amostra coletada, gerando a distribuição de probabilidades amostral, onde teremos todos os resultados prováveis da estimativa da média em um intervalo de valores que a estimativa ocorre e onde estará o verdadeiro parâmetro populacional.

Ao trabalharmos com estimativas, é muito importante saber identificar quando ela á tendenciosa e quando ela não é tendenciosa e calcular corretamente o tamanho da amostra necessária para estimar uma média ou uma proporção.

Acompanhe a seguinte situação:

Descrição da imagem não disponível

Desta forma, responda:

a) Explique, com suas palavras, o que torna uma estimativa tendenciosa e o que a torna não tendenciosa.

b) Uma das variáveis investigada em sua pesquisa são as despesas médicas anuais das famílias dos das pessoas com diabetes atendidas nessa unidade básica de saúde. A secretaria de saúde deseja ter 95% de confiança de que a média da amostra está no máximo com uma margem de erro de 50 reais da média real das despesas médicas familiares. Um estudo-piloto indicou que o desvio-padrão pode ser calculado como sendo igual a 400 reais. Qual o tamanho de amostra necessário?

Soluções para a tarefa

Respondido por inacio2906
0

Resposta:

a) Estatística não tendenciosa é quando o parâmetro da distribuição amostral é igual (ou muito próximo) ao parâmetro populacional correspondente (média ser igual à média, mediana ser igual à mediana etc.) e, quando é diferente, é considerado tendencioso. Por exemplo, se a média da distribuição amostral das médias for igual à média da população, a média da amostra é um parâmetro não tendencioso da média da população.

b) Temos que: (imagem)

Explicação:

Anexos:
Perguntas interessantes