Saúde, perguntado por nilsomar212, 9 meses atrás

Sabemos que o nosso corpo possui músculos flexores e extensores. Quando você segura com a mão um peso e faz uma flexão do braço, ocorre a contração do músculo bíceps braquial. Quais são os três requisitos absolutamente essenciais para a contração do músculo esquelético

Soluções para a tarefa

Respondido por Lorrani14
9

Explicação:

Quando um músculo contrai, ele puxa ou estica os ossos variando o ângulo articular. Quer um exemplo? Coloque a sua mão esquerda sobre o músculo bíceps do braço direito. Agora, estenda e flexione o braço. Notou que o bíceps endurece durante a flexão do braço e relaxa quando o braço se estende? Quando o bíceps contrai, puxando o antebraço, as fibras musculares se encurtam. E exatamente o inverso acontece com o músculo tríceps (que fica abaixo do braço), pois é ele quem contrai quando o braço se estende e relaxa quando há flexão.

A ação muscular nem sempre resulta em movimento. Boa parte da musculatura do nosso corpo está estabilizando as articulações. Por exemplo, quando você fica segurando livros com os braços fletidos, o bíceps está realizando contração muscular sem encurtamento das fibras musculares. A contração muscular nesse caso está gerando força suficiente apenas para sustentar os livros, ou seja, uma força igual ao peso dos livros. Para gerar movimento, é preciso que o músculo contraia gerando mais força, capaz de ultrapassar o peso dos livros.

Mas como acontece a contração dos músculos? Existem diferentes tipos musculares e portanto, diferentes fibras musculares. Essas diferem-se tanto morfologicamente (lisas e estriadas) como funcionalmente de acordo com metabolismo energético (lentas, intermediárias e rápidas) e com a parte do corpo onde estão (esqueleto, vísceras e coração).

Como é discutido na página sobre Exercício, o metabolismo energético influencia a contração no seu tempo de duração e força (intensidade) gerada. Porém, como acontece a contração muscular vai depender se a fibra muscular é estriada ou não e onde está presente, porque cada órgão tem uma função no corpo e a contração dessas fibras tem que atender às suas necessidades. Por trás de tudo isso, o sistema nervoso é quem controla a contração, pela nossa vontade ou não.

Respondido por guilhermeschwaikartt
10

Resposta:

ExplicaçPara se contrair, o músculo esquelético necessita:

1- De um estímulo elétrico (potencial de ação) e químico (liberação de acetilcolina).

2- De liberação do cálcio do retículo sarcoplasmático.

3- De energia (ATP).ão:

Perguntas interessantes