Pedagogia, perguntado por waldafilippip8zm2s, 1 ano atrás

Segundo Bittencourt (2004, p. 67) “As lembranças de muitos alunos da História escolar e os livros escolares produzidos no século XIX indicam o predomínio de um método de ensino voltado para a memorização”. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. Sobre isso, leia e analise as afirmações: I. Percebemos que por este método, saber História se resume apenas em dominar muitas informações. ​II. O método da memorização era conhecido como catecismo, onde havia perguntas e respostas, e assim os alunos deviam repetir, oralmente ou por escrito, como método de aprendizagem. III. Mesmo passado mais de um século da referência feita pela autora, observamos a memorização como insubstituível recurso didático, pois capacita o aluno a entender a História em sua totalidade. IV. Podemos afirmar, de acordo com o texto, que saber História estava diretamente ligado em saber de cor nomes e fatos com suas datas, repetindo exatamente o que estava escrito no livro ou copiado nos cadernos. É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
10

Olá!

Apenas as alternativas I e IV estão corretas.

Partindo deste ponto, vemos que hoje, com as mudanças na didática que antes eram desenvolvidas pela escola tradicional, apenas a memorização não possui um papel tão importante, visto que é necessário que o aluno aprenda de fato o conteúdo, o entendendo em primeiro lugar, aqui a memorização ocupa um caráter apenas de leitura.

Além disso, o catecismo se refere ao ensino de uma determinada cultura religiosa, geralmente como ocorre no catolicismo, onde o educador religioso apresenta os conceitos bíblicos e outras formas de conhecimento para que os alunos a memorizem.

Até mais!

Respondido por AndressaCordeir
4

alternativas l e lV.

Respondido por AndressaCordeir
1

alternativas l e lV.

Perguntas interessantes