Sabemos que as informações implícitas nos textos, em muitos casos, são responsáveis pela economia de espaço e tempo, de um determinado suporte, jornal, ou revista. Já imaginou se cada texto tivesse que explicitar tudo em relação a uma determinada informação? Daí a importância dos recursos implícitos, que colaboram na coerência e na economia com as palavras. Assim, pressupor e subentender são mecanismos cruciais na compreensão dos sentidos de uma produção textual. É tarefa do leitor extrair do texto e do contexto as informações principais para uma efetiva compreensão e ou interpretação. Considerando essas informações, leia o enunciado a seguir: "Beber é mal, mas é muito bom." (Fonte: FERNANDES, Millôr. Mais! Folha de S. Paulo, 5 ago. 2001, p. 28.) Ao ler a frase de Millôr Fernandes, percebe-se que há informações implícitas, as quais poderiam ser contempladas pelo professor de Língua Portuguesa em aulas referentes a práticas de leitura. Assinale a alternativa que apresenta o termo responsável por carregar conteúdo implícito na frase:
cyberanagames:
Faltam as alternativas!
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa correta é a letra D: A conjunção adversativa "mas"
Mesmo sem utilizar de novo o verbo "beber", o leitor consegue interpretar que o autor teve o intuito de falar sobre a bebida já que utiliza a conjunção adversativa "mas".
Pois o autor aborda no começo da oração que beber é ruim, porém que é bom. Portanto não utilizou de novo a palavra "beber" para não ficar repetitivo.
O uso do verbo "beber" então foi implícito em "mas".
As conjunções adversativas têm como objetivo apresentar uma ideia contrária sobre determinada situação.
Abraços!
Perguntas interessantes
Direito,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás