Sabe-se que, para melhor gerir o armazenamento de cargas, as empresas podem utilizar o sistema WMS (Warehouse Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Depósitos, como é chamado no Brasil. A empresa LUMNIA (fictícia) atualmente comprou esse software para iniciar as operações internas. A LUMNIA produz lâmpadas de diferentes tipos, desde modelos simples, utilizadas nos domicílios até as lâmpadas fluorescentes, de incandescência, de descarga, de indução, etc. No entanto, devido aos materiais tóxicos dos quais a maioria delas é composta, as lâmpadas necessitam de um acondicionamento adequado que preveja possíveis rompimentos de embalagens.
Sendo assim, você foi convocado para auxiliar na resolução dessa estratégia para vincular o WMS com o armazenamento de lâmpadas de menor ou maior risco de contaminação.
Um dos principais usos de um WMS é coordenar a separação de pedidos, e seus dois métodos básicos são a separação discreta e a separação em ondas, também conhecida como separação em lotes. A partir dessas informações, aponte como poderiam ser organizados os pedidos de lâmpadas pela separação discreta e pela separação em ondas.
Leve em consideração as informações mencionadas acima e o conteúdo desta Unidade de Aprendizagem, a respeito de armazenamento e do sistema WMS.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Modelo de separação discreta: a separação discreta de pedidos normalmente é usada quando o conteúdo e o manuseio do pedido são críticos. Nesse caso, todas as lâmpadas com alto risco de contaminação poderiam ser separadas de forma discreta. Nesse modelo, o controle e manuseio acontece de forma mais peculiar e cuidadosa.
2) Modelo de separação em ondas: usando esse tipo de separação, os funcionários normalmente se responsabilizam por uma parte específica do depósito. As ondas também podem ser planejadas em torno de um destino e/ou transportadora, por exemplo, em que todas as cargas seguem o mesmo destino. Nesse caso, a escolha desse modelo de armazenagem não levaria em conta o aspecto de ser mais ou menos tóxico, e sim a logística de entregas, pois o modelo em ondas gera o armazenamento criando uma rede de conexão entre as entregas, ajudando assim na roteirização da carga e no tempo e custo de transporte.