História, perguntado por juniortomazeli8548, 1 ano atrás

rivalidades imperialistas da primeira guerra mundial? por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por coordenadoragra
3
No início do século XX existiam rivalidades econômicas entre a Grã-Bretanha e a Alemanha: a primeira, grande potência industrial, a segunda, uma potência emergente. Os dois países concorriam pelo domínio dos mercados internacionais.Para além das rivalidades económicas, existiam também rivalidades nacionalistas.

Os principais antagonismos territoriais eram os seguintes:

– entre a França e a Alemanha: a França exigia a devolução de dois territórios – a Alsácia e a Lorena – à Alemanha, que os tinha conquistado na sequência da guerra franco-prussiana em 1871;

– entre o Império Austro-Húngaro e a Rússia, pela procura de influência política nos Balcâs. A Rússia apoiava o projeto sérvio, que consistia na constituição de um Estado que unisse todos os eslavos do Sul (alguns, como a Bósnia-Herzegovina e a Croácia estavam sob o controlo do Império Austro-Húngaro).Devido ao clima de tensão entre vários Estados europeus, os países  prepararam-se para a guerra, fazendo uma corrida ao armamento e formando alianças militares. Deste modo, se algum país agredisse outro, os aliados de cada um prestariam auxílio militar.

Os blocos militares que se formaram foram:

Tríplice Aliança – constituída pela Alemanha, o Império Austro-húngaro e a Itália;Tríplice Entente – constituída pela Grã-Bretanha, a França e a Rússia.

Em consequência da corrida ao armamento e da formação de blocos militares, vivia-se um clima de paz armada, que consistia num ambiente internacional de grande tensão, que, ao mais pequeno rastilho, poderia conduzir ao aparecimento de um conflito mais alargado.

Perguntas interessantes