História, perguntado por joaohsjzls, 1 ano atrás

revolução industrial resumo 30 linhas? por favor dou sem pontos... por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por eloizalinda04
21
a revolução industrial foi a transição de processos de manufatura, troca de métodos artesanais, ou manuais para o uso das maquinas ; fabricação de produtos quimicos, novas formas de produção de ferro..uso da energia a vapor,substituição de uso da madeira de biocombustíveis  pelo carvão.
teve inicio na Inglaterra , espalhou-se na europa ocidental e  nos estados unidos.
  a revolução industrial é o divisor de aguas em todos os aspectos cotidianos e sociais ,ela ocorreu aproximadamente nos anos 1760 a 1830. A partir da revolução começou o conceito de capitalismo, que nada mais é que o acumulo de capital, esse crescimento desenfreado, do trabalho alienado que domina e transforma, tendo como base o DINHEIRO...





acho que se eu for escrever demais,vou acabar falando sobre neoliberdade e capitalismo,karl max,filosofia maxista e etc...então,se quiser que eu fale sobre isso,acho que foge do assunto

Respondido por liviaespecialista
28
Revolução industrial

 Foi um conjunto de transformações econômicas, tecnológicas e sociais impulsionadas pela transformação técnica na produção manufatureira. Foi a passagem do sistema de produção marcadamente agrário e artesanal para outro de cunho industrial,dominado pela maquinaria. E a consolidação do capitalismo.
 Transformações econômicas, sociais e políticas
  Etapas do processo de industrialização:
-primeira etapa: artesanato. Nessa fase o artesão é dono da matéria-prima, dos instrumentos e do produto final.
-segunda etapa: manufatura. Nessa fase o trabalhador não é dono dos instrumentos de produção. Ricos comerciantes são donos da matéria-prima e os ricos artesãos eram donos dos instrumentos de produção. Ambos, comerciantes e artesãos são donos de produção.
O trabalhador não controla a produção, recebe por produção, o horário de trabalho e o ritmo de produção é determinado pelo patrão.
-terceira etapa: maquinofatura. Uso de máquinas e fábricas, regime de trabalho assalariado e separação completa dos meios de produção e do trabalhador.
  A Revolução Industrial consistiu num conjunto de mudanças tecnológicas profundas na economia, que transformou a humanidade a partir do século XVIII, junto a Revolução Industrial emergiu um novo sistema econômico, social e político: o capitalismo.
  Nesse novo modo de produção capitalismo, houve a substituição do trabalho artesanal pelo trabalho assalariado, com predomínio do uso de máquinas, baseado na grande indústria e na exploração do proletariado. 
  Em função desse importante fato, a Inglaterra foi considerada a maior potência do mundo.

Perguntas interessantes