revoltas do período regencial
1- local
2- causas
3- consequências
Cabanagem, sabinada, babaida, revolta dos malés, revolução Farroupilha
Soluções para a tarefa
1- Atingiu algumas importantes províncias, de norte a sul da recente nação
2- As revoltas explodiram no país por diversas causas, não se pode ter apenas uma causa ou muito menos ver essa situação como homogénea, uma das possíveis causas surgiu enquanto Dom Pedro I esteve a frente do trono levando a desestabilização do Império, levou também a disputas entre as elites provinciais.
3- "Cabanagem 1835-1840 Pará" A Cabanagem atacou e conquistou Belém, estendendo-se até o interior. Os revoltosos declararam a Independência do Pará, mas não apresentaram nenhuma saída efetiva para o estado. Os ataques concentravam-se aos estrangeiros e aos maçons e defendiam a Igreja Católica, D. Pedro II, o Pará e a liberdade, embora não tenham abolido a escravidão, mesmo com muitos africanos entre os cabanos rebeldes. A rebelião foi vencida pelas tropas legalistas.
"Sabinada 1837 – 1838 Bahia" O movimento separou os escravos entre nacionais – nascidos no Brasil – e estrangeiros – nascidos em África – e buscou comprometimento em relação aos escravos. Caso a revolta tivesse sucesso e a tomado do poder se concretizasse, os escravizados nacionais que tivessem pegado em armas seriam libertados. Mas, as forças governamentais logo recuperaram a cidade de Salvador, numa luta violenta que gerou aproximadamente 1800 mortes.
"Balaiada 1838 – 1840 Maranhão" A Balaiada foi uma revolta ocorrida no Maranhão, iniciada por conta de disputas entre as elites locais. Os revoltosos tiveram como líderes Raimundo Gomes e Francisco dos Anjos Ferreira, um vendedor de balaios. É de seu ofício que vem o nome de revolta maranhense. Enquanto Ferreira tinha uma motivação pessoal ao entrar na revolta – vingar sua filha violentada por um capitão da polícia, Cosme, um outro líder, aparece à frente de três mil escravos fugidos que se juntaram à Balaiada. Os revoltosos saudavam a Igreja Católica, a Constituição e D. Pedro II e não apresentavam grandes preocupações sociais ou econômicas. Logo foram derrotados, em meados de 1840, pelas tropas do governo. O líder Cosme foi enforcado em 1842 enquanto a anistia aos revoltosos esteve condicionada à reescravização dos negros rebeldes.
"Revolta do Malês (1835) - Bahia" Os trabalhadores urbanos mais alguns escravos de engenho decidiram se rebelar com a intenção de formar uma Bahia Malê, que seria controlada por africanos, tendo à frente representantes muçulmanos. Mesmo intencionando a tomada de poder, logo a revolta foi controlada.
" Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos (1835 – 1845)" Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos Foi a mais longa e duradoura das revoltas do período regencial, deflagrada por conta de aumentos de impostos. Mas, em 20 de setembro de 1835 foi proclamada a República Rio-Grandense, tendo como líder Bento Gonçalves que governou a província em 1837. Com o comando de Giuseppe Garibaldi proclamaram em Santa Catarina a República Juliana. A revolta ultrapassou o período regencial e só foi finalizada no segundo reinado.
Espero poder ter ajudado!!! Todas as informações foram tiradas do site infoescola. Se quiser da uma passadinha lá para conferir o link esta aqui https://www.infoescola.com/historia/revoltas-do-periodo-regencial/