É considerado despesa todo o sacrifício realizado por uma organização, seja ela pública ou privada, para a realização de suas atividades e para manter a máquina administrativa em funcionamento. Por exemplo, em uma escola, é necessário o pagamento de despesas como: salário de professores, auxiliares, jardineiros, motoristas, merenda escolar etc. Esse sacrifício é para a obtenção de receitas, no caso público, aos objetivos e finalidades em prol da sociedade que estarão informados na Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e na Lei Orçamentária Anual - LOA.
Soluções para a tarefa
Olá!
A questão está incompleta, abaixo acrescento o complemento:
“Dentro da contextualização exposta no segmento acima, avalie as afirmações como (V) para verdadeiras e (F) para falsas.
I - Pode-se dizer que as despesas orçamentárias são as constantes do orçamento ou de créditos adicionais para satisfazer as necessidades da sociedade e dos termos previstos na Constituição Federal.
II - Considera-se despesas extra orçamentárias aquelas destinadas ao pagamento de numerários não constantes do orçamento público por questão de não obrigatoriedade legal de prestação de contas do gestor público.
III - Quando o gestor empenha uma determinada despesa orçamentária e esta não é paga até 31 de dezembro do exercício, a contabilidade pública irá contabilizar essa despesa como restos a pagar, e será uma despesa extra orçamentária.
IV - A correta classificação da despesa tem por finalidade avaliar o impacto das ações do poder público dentro do contexto geral.
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
Alternativa 1: V, V, F, F.
Alternativa 2: V, F, V, V.
Alternativa 3: F, V, F, V.
Alternativa 4: F, F, V, V.
Alternativa 5: F, V, F, F.”
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Verdadeira. As despesas orçamentárias são as constantes do orçamento ou de créditos adicionais para satisfazer as necessidades da sociedade e dos termos previstos na Constituição Federal.
II – Falsa. Considera-se despesas extra orçamentárias aquelas destinadas ao pagamento de numerários constantes do orçamento público por questão de obrigatoriedade legal de prestação de contas do gestor público.
III – Verdadeira. Quando o gestor empenha uma determinada despesa orçamentária e esta não é paga até 31 de dezembro do exercício, a contabilidade pública irá contabilizar essa despesa como restos a pagar, e será uma despesa extra orçamentária.
IV – Verdadeira. A finalidade da correta classificação da despesa é avaliar o impacto das ações do poder público dentro do contexto geral.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa 2: V, F, V, V.
Espero ter ajudado, bons estudos!