Biologia, perguntado por sabrinasoarea, 10 meses atrás

Resumo sobre o livro "as vantagens de ser invisível "

Soluções para a tarefa

Respondido por thaiane465
91

O filme conta a história de Charlie, um adolescente de 15 anos que é muito tímido e impopular que está pra entrar no ensino médio que tem um sonho de ser escritor. Ele nunca conversa com a sua família e as únicas pessoas que ele conversava era com sua tia e o seu melhor amigo, mas sua tia faleceu e seu melhor amigo cometeu suicídio, e assim, Charlie ficou sozinho e em depressão. Charlie escreve todos os dias várias cartas contando a sua vida para uma pessoa desconhecida. Por ser tímido ele enfrenta dificuldades para interagir com outros alunos na sua nova escola, e a única pessoa que o incentiva na escola para ele ser escritor é seu professor de inglês que acredita que ele seja um gênio, mas mesmo assim Charlie não acredita no seu potencial. Tudo muda quando ele conhece dois alunos muito populares, Patrick um adolescente homossexual e Sam uma garota linda e popular que passam a andar com Charlie. Assim Patrick e Sam mostra a Charlie como é o mundo adolescente, incluindo uso de drogas, sexualidade, paixões, o primeiro beijo e bebidas. A lição do filme é acreditar em sim mesmo, porque se você acreditar tudo você vai conseguir conquistar.

Respondido por Caaarol24032003
41
Em As Vantagens de Ser Invisível conhecemos Charlie, um adolescente de 15 anos, que está começando amadurecer e explorar a vida. Ele tem muitos desafios para enfrentar: o recente suicídio de seu único e melhor amigo, as dificuldades escolares, seu primeiro amor e suas próprias questões existenciais. Entre tudo isso, ele precisa descobrir quem ele é e a que lugar pertence, e, acima de tudo, Charlie quer deixar de ser apenas um expectador e começar a atuar em sua própria vida. 
     Quando ele conhece Sam e Patrick, dois irmãos que, como típicos adolescentes, acreditam em aproveitar a vida, a rotina de Charlie passa por muitas mudanças. Ele aprende sobre amizade, sobre como enfrentar situações totalmente novas, e como conviver com pessoas que são completamente diferentes dele. Charlie embarca em um processo de mudança e aprendizado incrível, nos levando juntamente com ele – e, sem mais, nos fazendo sentir infinitos.

     Há vários tipos de livros, e cada um nos marca de um jeito diferente. As Vantagens de Ser Invisível é o tipo de livro que te faz pensar sobre tudo – sobre sua vida, seu cotidiano, sobre quem você é. O personagem principal contribui muito para isso. Charlie é doce, altruísta, inocente e muito inteligente, mas, acima de tudo, ele é verdadeiramente puro. O que mais gostei sobre ele foi isso, como ele permanece fiel a si e as pessoas a sua volta, sem ver maldade onde tantos vêem – não me entenda errado, ele não é um santo. Charlie bebe, fuma e fala palavrões, mas seu coração é essencialmente puro. 
    A verdade sobre Charlie é que ele sempre foi incompreendido, já que pensa diferente da maioria das pessoas. Sua vida é marcada por traumas, como o suicídio de seu amigo e a morte de sua tia, de quem era muito próximo, e o adolescente acabou por viver um dia de cada vez, um tanto preso em sua própria mente.
    O livro é todo narrado por cartas, escritas por Charlie e endereçadas a “seu amigo especial”. É como um diário, no qual em cada carta Charlie conta detalhadamente sobre seu dia, suas ações, seus pensamentos e reflexões. É desse modo que nos aproximamos de Charlie, que conseguimos sentir, através da leitura, que fazemos parte de sua vida. É quando sua ingenuidade e a disposição de sempre estar lá para ajudar nos marcam e nos fazem refletir sobre nossa própria vida.
    Tenho apenas uma ressalva com o livro, que é o modo como terminou. Não foi um final ruim, apenas deixou muitas lacunas a serem preenchidas. O autor resumiu toda a complexidade de Charlie em um fato, — que apesar de forte, não deveria definir a vida inteira dele. Ele também não deixou claro se Charlie sofre ou não algum distúrbio, o que parece ser certo, devido ao fato de que, ao decorrer da história, ele tem algumas crises e se comporta de maneiras um tanto anormais.
    O autor, Stephen Chbosky, aborda temas polêmicos – homossexualidade, gravidez na adolescência, violência doméstica, drogas e bebidas –, mas o modo que os personagens enfrentam as situações que lhes são apresentadas é o que marca o leitor, e acaba, por fim, o fazendo mudar seus próprios conceitos.
    É difícil expressar em palavras como esse livro me tocou. Eu ri, chorei e senti como se estivesse vivendo as situações que me foram descritas. A abordagem singular é um diferencial, e talvez, por isso, não seja uma obra que todos consigam gostar ou compreender, já que conta com pontos profundos e até um tanto poéticos.
     Entretanto, acima de tudo, é um daqueles casos em que mais é menos. Trata-se de um adolescente simplório, que leva uma vida simplória, contados a partir de uma narrativa e expressões simplórias. Mas, essa simplicidade esconde uma história muito complexa, em que você precisa extrair as lições e pensamentos. Não se deixe enganar por essa modestidade, pois isso torna a história única, inesquecível. Infinita.
Perguntas interessantes