Filosofia, perguntado por kel0016, 1 ano atrás

Resumo o mito da caverna de Platão

Soluções para a tarefa

Respondido por SamuraiJapa
38

O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações.

Vamos imaginar que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas ideias consideradas absurdas.

Respondido por Guimasf
0

O mito da caverna é uma história de Platão que foi narrada na obra A República. É um diálogo entre Glauco e Sócrates. Sócrates conta essa história para Glauco com intuito de falar sobre o conhecimento. Narra uma caverna na qual prisioneiros viviam desde a infância. Eles ficavam com as mãos amarradas e podiam ver apenas sombras nas paredes a sua frente.

Mito da Caverna

As sombras distorcidas seriam o único conhecimento que essas pessoas teriam. Um dos presos foi libertado e ao caminhar percebeu que as sombras eram projetadas por pessoas que passavam naquele local. Ao sair da caverna a luz do sol ofusca sua visão e o deixa confuso e desamparado. Ao se acostumar com a luz, ele percebe a infinidade do mundo exterior.  

O prisioneiro poderia voltar e libertar seus companheiros ou apenas viver sua liberdade. Ao fazer o primeiro poderia ser julgado como louco, mas essa seria a coisa justa a se fazer. Na história, Platão pretende hierarquizar o conhecimento e mostrar que o corpo humano e os sentidos geram conhecimentos errados.

O conhecimento verdadeiro seria acessado apenas ao nos libertarmos do conhecimento falso dos sentidos e utilizarmos a razão e a filosofia. Platão também queria demonstrar que um bom governante seria o que tem acesso a esse conhecimento. Para Platão, o governo deveria ser comandado por filósofos.

Leia mais sobre a Grécia Antiga: https://brainly.com.br/tarefa/2988006

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes