Português, perguntado por thayheli153, 1 ano atrás

Resumo do livro juntos na aldeia​

Soluções para a tarefa

Respondido por jucileniMiss
6

Resposta:

través de uma linguagem simples, o autor constrói um discurso para abordar a questão indígena de uma forma que emociona o leitor infantil, pela possibilidade de conhecer mais de perto as situações cotidianas e os rituais vividos por crianças, jovens e adultos, pertencentes a quatro povos indígenas: Kamayurá, Zoé, Tiriyó e Waiãpi.

Na medida em que vão sendo contadas suas histórias, vão sendo desconstruídos muitos dos estereótipos criados pelos homens brancos para narrarem aqueles (índios) que são diferentes, seja pela forma de explicarem os acontecimentos e fenômenos que ocorrem na vida cotidiana, seja pela forma de se organizarem em sociedade, encontrando uma maneira de viverem harmoniosamente com a natureza.

Como as histórias estão contextualizadas no ambiente e na cultura de cada um dos povos, os desenhos que as ilustram foram feitos pelos próprios índios, revelando a beleza dos cenários- florestas, rios, animais, pessoas, objetos- integrantes da cultura que marca as semelhanças e diferenças desses respectivos povos.

Através das imagens criadas pelo texto literário e pelos desenhos é possível conhecer o trabalho intenso das mulheres do povo Kamayurá na plantação da mandioca, o prato mais saboroso da sua alimentação- beiju, a prática da troca de objetos entre os adultos, conhecida como moitará.

Já na história dos Zoé, o sentido do adorno usado por eles nos lábios, chamado poturo, diferente do atributo "exótico" que se costuma atribuir a esta prática, ganha importância quando se conhece seu verdadeiro significado: ritual de passagem da vida infantil para a vida adulta.

Outras narrativas também falam das festas e dos cantos em homenagem aos bichos (jacaré, jabuti, jacamin), vivenciados pelos Tiriyó e da lenda dos Waiãpi para explicar a criação da humanidade, revelando que essa é mais uma das muitas outras existentes nas dimensões da cultura, da ciência, da religião.

Nas relações humanas, a existência de um jogo de correlações de forças entre visões de mundo, onde os grupos mais poderosos atribuem significados aos mais fracos, dizendo dos seus atributos, conhecer o universo cultural indígena significa vivenciar experiências marcadas por uma outra lógica: a da solidariedade e a do respeito ao outro. Sendo esta a proposta do livro Juntos na Aldeia, legitima-se a importância da obra no conjunto da literatura brasileira, especialmente aquela voltada para o público leitor infanto-juvenil.

Wanda Medrado Abrantes - PROALE

PARECER 2

Um dos dois títulos da Coleção Pawana, Juntos na aldeia reúne quatro histórias sobre o cotidiano, os costumes, os rituais e a sabedoria dos índios brasileiros, mais especificamente, de quatro povos indígenas. Escrito por um antropólogo e cientista social, o livro é fruto de uma pesquisa sobre as nações indígenas, aqui transformadas em contos. No primeiro volume da coleção, o autor se dedicou aos povos que habitam a região central do Brasil, já neste, o leitor vai conhecer histórias dos povos que falam línguas Tupi-Guarani e Caribe, da Amazônia.

Explicação:

Perguntas interessantes