Português, perguntado por sleticiasz, 1 ano atrás

resumo do 3° capítulo do livro Os miseráveis

Soluções para a tarefa

Respondido por Beltopsera
68
De madrugada, Jean Valjean acordou, e começou a pensar nos talheres e na concha de pata que ele havia visto a criada guardando mais cedo. Após pensar muito Jean foi até o armário e em silencio pegou os talheres colocou no saco e fugiu.
Mais tarde bateram na porta da casa do bispo, era a policia que estava com Jean Valjean amarrado.O bispo ao ver ele amarrado falou que tinha dado os talheres e o perguntou por que ele também não tinha levado os castiçais. Jean Valjean ficou surpreso. Monsenhor disse que prendê-lo foi um engano e os policiais o soltaram. Antes que o homem saísse o bispo disse que ele levasse os castiçais de prata e falou para que Jean Valjean nunca se esquecesse de que prometeu usar o dinheiro dos castiçais para tornar-se um homem honesto. Ele ficou sem palavras, pois não havia feito promessa nenhuma, mas mesmo assim aceitou o que o bispo havia dito.
Respondido por heloisagoncalves745
1

O capítulo 3 do livro Os miseráveis, de Victor Hugo, intitulado O roubo, pode ser resumido a partir da sequência de crimes cometidos por Jean Valjean, desde a ocasião do roubo dos pães para sustentar os filhos da irmã, até a apropriação indébita dos talheres e castiçais de prata da casa do bispo onde ele se abrigou após quase duas décadas de prisão.

Capítulo 3 - O roubo, de Os miseráveis

A narrativa tem início ao discorrer sobre o quão azarada era a vida de Jean Valjean, desprovido de pai e mãe, pouco letrado e obrigado a morar com sua irmã e sete sobrinhos, uma família grande que ele passou a sustentar desde a morte do cunhado.

Devido aos preconceitos acerca da aparência física e inteligência do protagonista da trama, os trabalhos onde ele era aceito sempre eram pesados e pagavam mal, ao passo que no inverno, ele não tinha mais o que fazer, e todos passavam fome.

A única solução elaborada por ele foi surripiar os pães de uma padaria local, algo prontamente denunciado pelo proprietário, rendendo a Jean Valjean 19 degradantes anos de prisão, pois ele tentava fugir constantemente e tinha a pena acrescida, em uma espécie de barco onde era obrigado a remar.

A seguir, em sua libertação, mesmo classificado como perigoso, encontrou apoio em uma capela, tendo quebrado a confiança do bispo e demais moradores ao roubar os metais preciosos.

O clérigo fez questão de inocentar Jean Valjean diante da polícia, dizendo que havia lhe presenteado com os objetos de valor, mas, de forma privada, lhe disse que comprava a partir daquele momento sua honestidade.

Aprenda mais sobre o livro Os miseráveis: brainly.com.br/tarefa/21470178

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes