O PRINCÍPIO DA SOBRECARGA ESTABELECE QUE DEVA HAVER UM ESTIMULO CADA VEZ MAIOR AO ORGANISMO. O QUE ACONTECE AO CORPO QUANDO NÃO HÁ ESTÍMULOS MAIORES AO ORGANISMO DO PRATICANTE?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Este princípio estabelece que, para adquirir uma boa aptidão física, o organismo precisa ser submetido a esforços cada vez maiores (mais intensos ou por um tempo maior, ou ainda em maior frequência
Resposta:
Relaciona-se às adaptações sofridas pelo organismo em consequência dos estímulos de treinamento físico.
O aumento regular e progressivo da carga de trabalho é que possibilitará a almejada melhoria no rendimento. Esta reação é, inicialmente, muito rápida, tornando-se mais lenta à medida que o indivíduo atinge níveis de performances cada vez maiores e melhores.
A aplicação de uma nova carga de treinamento (aumento do peso utilizado) dependerá da intensidade da carga anterior, do período de recuperação (anabolismo) e do período de restauração ampliada (supercompensação).
O organismo após um determinado esforço físico é capaz de restituir sozinho as energias perdidas pelos diversos desgastes a que foi submetido e ainda, preparar-se para uma carga mais forte de trabalho.
Assim, sabemos que não só são reconduzidas as energias perdidas como também são criadas maiores reserva de energia de trabalho. Chamamos a este fenômeno de assimilação compensatória.
A primeira fase deste fenômeno, a que recompõe as energias perdidas, chama-se período de restauração. A segunda fase é chamada de período de restauração ampliada, após o qual o organismo possuirá uma maior fonte de energia para novos estímulos.
O período de recuperação (restauração), somado ao período de restauração ampliada, produzem a chamada assimilação compensatória.
Estímulos mais fortes devem sempre ser aplicados ao final do período de assimilação compensatória, para que seja elevado o limite de adaptação do aluno.
É preciso dosar bem esse processo, pois um período de recuperação insuficiente, fatalmente levará a um estado de supertreinamento e consequentemente à exaustão. Já, períodos muito grandes de pausas entre as aulas (treinos) provocam o aparecimento de um período de decréscimo da restauração, não deixando condições para um aumento de possibilidades ao aluno em relação ao acréscimo de carga de trabalho.
espero que tenha te ajudado [demorou pra escrever então tomara que sim]