resumo da. gimnospermas
Soluções para a tarefa
Principais características
- As sementes não são formadas em um ovário fechado.
- Fecundação ocorre sem a necessidade de água para o deslocamento do gameta masculino.
- Podem ser árvores ou arbustos.
- São plantas lenhosas e muito comuns em regiões de climas frio e temperado.
- As gimnospermas não produzem frutos.
- Possuem sementes nuas, ou seja, sem fruto.
- São plantas de vida terrestre.
- Possuem folhas férteis, além de caule, raiz e flores.
- As gimnospermas produzem grãos de pólen para o processo reprodutivo.
gimnospermas são plantas terrestres que vivem em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como os pinheiros, as sequóias e os ciprestes. As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas. Apresentam em sua estrutura ramos produtivos com folhas modificadas chamadas estróbilos.
fecundação se dá por meio da polinização, ocasionada em essência devido ao vento que transporta o grão de pólen até o óvulo. Esse possui um tubo polínico que conduz o núcleo espermático até a fecundação da oosfera. O zigoto é formado após esse processo, e divide-se por meio da mitose.
Gimnospermas. As gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; e sperma: 'semente') são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequoias e os ciprestes. ... Suas sementes são "nuas", ou seja, não ficam encerradas em frutos
Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequóias, os estróbilos são bem desenvolvidos e conhecidos como cones - o que lhes confere a classificação no grupo das coníferas. Há produção de sementes: elas se originam nos estróbilos femininos. No entanto, as gimnospermas não produzem frutos.
angiospermas são comumente conhecidas como plantas floríferas que pode ser claramente distinguidas das gimnospermas por certas características. ... No entanto, as gimnospermas dependem principalmente da polinização pelo vento. -O esporófito das angiospermas e gimnospermas é diferenciado em raiz, caule e folhas.
As gimnospermas, também conhecidas como Acrogymnospermae, são um grupo de plantas produtoras de sementes que inclui coníferas, cicas, ginkgo e gnetófitas. O termo "gimnosperma" vem da palavra composta grega γυμνόσπερμος, que significa "sementes nuas". O nome é baseado na condição não fechada de suas sementes.Assim, a planta propriamente dita é o esporófito, geração predominante sobre o gametófito, que é menor e cresce dentro do esporófito, formando elementos que reunidos em uma estrutura denomina estróbilo (femininos e masculinos).
Os Estróbilos masculinos são chamados de microsporângios, que por meiose produzem os micrósporos (esporos haploides), passando por divisão mitótica, originando o gametófito masculino (grão de pólen). Da mesma forma ocorre com os estróbilos femininos, porém, recebendo a seguinte denominação: megasporângio, resultante nos megásporos, formando o gametófito feminino (óvulo, contendo a oofera).