História, perguntado por Shinobuchan, 6 meses atrás

RESUMA


O IMPÉRIO NAPOLEÓNICO

Napoleão enfrentava a oposição dos monarquistas ligados à familia de Luis XVI que tentavam retornar ao trono. Para assegurar seu poder, ele convocou um plebiscito em agosto de 1802 e tornou-se cônsul vitalicio. Dois anos depois, em nova votação, foi aclamado imperador dos franceses, sendo coroa do no dia 2 de dezembro daquele ano.

Nas relações externas, o Império Napoleónico foi marcado por intensos conflitos. A reestruturação politica e militar e a recuperação financeira da França preocupavam alguns paises europeus. Em 1803, Inglaterra, Austria, Prússia e Rússia uniram-se em coligação e declararam guerra à França
Além de temer a expansionismo territorial francês, a maior parte desses países receava que os ideals iluministas da Revolução Francesa se espalhassem para toda a Europa. Esse temor tinha fundamento, uma vez que a luta contra o absolutismo mobilizava intelectuais e setores de classe média de quase todas as regiões da Europa, que viam na França um poderoso aliado.

A reação inglesa à França tinha outros motivos. Para a Inglaterra, a guerra era uma oportunidade de enfraquecer economicamente seu principal rival na disputa pelos mercados europeus e ultramarinos. Mais do que conquistas ter ritoriais, os ingleses desejavam expandir seus mercados

Soluções para a tarefa

Respondido por franciscoalves34
1

Resposta:

O Império Napoleônico foi um período da história da França que teve início em 1804 com a proclamação de Napoleão Bonaparte como imperador dos franceses. Este período durou até 18 de junho de 1815, após a derrota de Napoleão na Batalha de Waterloo.

Perguntas interessantes