resposta da letra "a" e "b" Por favorzinho
Soluções para a tarefa
a) As imagens expressam uma transformação geopolítica da Idade Medieval para a Idade Contem-
porânea na medida em que projetam diferentes ambientes de guerra, nos dois jogos. Na primeira
imagem, a projeção criada pelo jogo de xadrez alude a um cenário de batalha medieval em que
se confrontam dois exércitos com as peças tradicionais do jogo (peões, torres, cavalos e reis são
destacados na imagem). Nesse sentido, o espaço geográfico da batalha travada pelos jogadores
está associado a um território restrito, que tinha na Europa seu palco privilegiado. Por sua vez, a
segunda imagem alude a um espaço geográfico ampliado, que toma todo planeta como palco de
batalha. Essa transformação do espaço, onde a guerra é ambientada, toma como base o “mundo
conhecido” para cada um dos períodos. Assim, essa ambiência remete às diferenças entre o sé-
culo XI, dominado por conflitos entre as monarquias medievais, e a segunda metade do século
XX, que tinha na Guerra Fria um de seus principais marcos geopolíticos.
Pela análise das imagens, pode-se identificar duas práticas comuns, tanto à Idade Média quanto
à Idade Contemporânea (o candidato deve apresentar apenas uma prática):
• a de guerrear: nas duas imagens, os jogos de tabuleiro aludem à utilização do conflito bélico
como mecanismo para a resolução de conflitos políticos em suas épocas. Nesse sentido, mui-
to embora as técnicas utilizadas, os ambientes de guerra e as implicações políticas aludidas
nos jogos sejam diferentes, o fenômeno da guerra continua sendo um mecanismo utilizado
nas duas épocas;
• a de jogar: os jogos de tabuleiro representados indicam que, nos dois períodos, os momentos
de descanso e lazer têm nos jogos uma de suas formas de expressão. Nesse sentido, apesar
de os jogos serem diferentes, a prática cultural do jogo é comum às duas épocas. (2,5 pon