História, perguntado por HeshilaDarwin5886, 6 meses atrás

Responda as questões a seguir:

1- explique de que maneira as camadas populares foram participativas no processo de emancipação das colônias espanholas e do Haiti?

2- Por que o processo de independência do Haiti é um acontecimento singular na história da América colonial?

3- Por que a evolução Haitiana era vista com grande temor pelas elites coloniais da América?

4- Podemos dizer que os criollos lideraram o processo de independência de maior parte das regiões sob o domínio espanhol na América incorporaram em suas práticas políticas as ideias de liberdade igualdade defendidas pelo iluminismo? Por quê?

5- Quais foram os principais motivos de divergência entre San Martin e Simón Bolívar no que diz respeito à condução política da América espanhola independente?

Soluções para a tarefa

Respondido por amiltonsilvacorrea
2

Resposta:

independência do Haiti foi proclamada em 1.º de janeiro de 1804. O Haiti foi a primeira nação independente do Caribe, a primeira república negra do mundo e o primeiro país do hemisfério ocidental a abolir a escravidão.

Respondido por eduardospagnolo
0

Para respondermos essas questões precisamos utilizar conhecimentos sobre "Revolução Haitiana" e "Emancipação das Colônias Espanholas" na matéria de História.

  • 1) As camadas populares tiveram grande participação ativa durante o processo de emancipação porém foram deixados de lado após a realização dela.

  • 2)Porque foi o único movimento liderado por escravos, ex-escravos e pela camada popular que teve êxito.

  • 3) Era vista com temor pelo medo que incentivassem a camada popular a se rebelar e pelo caráter abolicionista que mantinha as elites coloniais.

  • 4) Sim, podemos dizer que a elite criolla liderou os processos de independência com a ideologia iluminista porque possuíam lugar privilegiado na sociedade e utilizaram do processo emancipatório para bens próprios.

  • 5) As divergências de San Martin e Simon Bolívar era na forma de governo pós emancipação das colônias.

Análise das Questões sobre Revolução Haitiana e Emancipação das Colônias Espanholas

1) As camadas populares tiveram grande participação no processo emancipatório das colônias espanholas, porém quando queriam demonstrar seus ideais, ou seja, lutar por igualdade, eram sufocados pela elite criolla.

A elite criolla, tinham interesses em serem os detentores do poder com os processos emancipatórios. Assim, quando as camadas populares ameaçavam a estrutura que mantinha o poder das elites, elas eram violentamente reprimidas.

Um exemplo disso foi o Movimento Mexicano, liderado pelos setores baixos e clérigos da sociedade, onde pregavam a igualdade e a abolição da escravatura. As tropas imperiais, com forte ajuda da elite criolla, reprimiu e dizimou o movimento.

2) O processo de independência do Haiti é um acontecimento singular na história da América colonial por se tratar de uma revolução liderada por escravos, ex-escravos e pela camada popular.

Onde ocorreu a deposição da elite escravista, a destruição das plantações, e o assassinato dos senhores de engenho para que não pudessem tentar recuperar o poder de novo.

Foi instaurada uma República popular com caráter abolicionista. Sua repercussão foi tão grande, que após três anos de sua concretização a França aboliu a escravidão em todas suas colônias por medo do processo se repetir.

3) A Revolução Haitiana se tornou um grande pesadelo para a elite coloniais das américas justamente pelo seu caráter radical de cortar o mal do imperialismo pela raiz.

O "haitianismo" ficou conhecido como o medo das elites coloniais de que as camadas populares se espelhassem na revolução haitiana e tomasse o poder de suas colônias.

Outro medo que causou nas elites, que também queriam uma independência nas colônias, mas temiam que o "haitianismo" influenciasse os intelectuais elitistas com suas ideias abolicionistas

4) As ideias iluministas influenciaram a elite criolla principalmente pelo lema de "igualdade, liberdade e fraternidade" pois eles eram descendentes de espanhóis, porém não eram tratados como "simples colonos" pela metrópole espanhola.

Essa ideias foram se difundindo pois vários membros da elite criolla iam estudar nas universidades europeias que debatiam esses valores e acontecimentos históricos.

Também ocorria a difusão de ideias iluministas pelo comércio de livros, mas era mais difícil pois a metrópole tentava controlar a livre circulação dessas ideias para as colônias.

5) Os motivos de divergência entre San Martín e Simón Bolívar era de como iria se dar o governo das colônias após os processos de emancipação das colônias espanholas.

Para San Martín, o ideal seria instaurar uma monarquia em cada colônia com o convite de monarcas europeus para governá-las. Para Martín, isso causaria uma maior aceitação da independência por parte das potências vigentes.

Já para Simón Bolívar, o ideal seria a junção de todas as antigas colônias hispânicas formando a Grã-Colômbia. Seria governada através de uma república, pregando uma união política e militar entre elas juntamente com o fim da escravidão em todo o território.

Saiba mais sobre "Processos Emancipatórios" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2686919

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes