Resistência à escravidão: Sobre as formas de resistência à escravidão, assinale a alternativa INCORRETA:Escolha uma:A conversão às igrejas protestantesFugas aos quilombosSuicídios
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A escravidão foi um dos pilares sobre os quais se estruturou a sociedade brasileira, sendo que essa forma de organização da força de trabalho foi utilizada durante mais de três séculos nos períodos coloniais e imperiais da história do país. A utilização de força de trabalho escrava ocorreu de modo extremamente violento, desde a captura das pessoas no continente africano até o trabalho nas fazendas, minas e cidades no Brasil.
As formas de resistência dos escravos no Brasil manifestaram-se diversamente, representando uma luta contra o sistema escravista e conformando uma prática social e cultural que se desenvolveu no país ao longo dos séculos. Toda essa luta está presente na constituição da sociedade brasileira, e debater com os alunos esse tema é a proposta apresentada neste texto.
Esse debate pode ser feito em vários momentos do ano letivo. Porém, em datas comemorativas como o 13 de maio e o 20 de novembro, essa proposta pode ser mais pertinente.
O objetivo da proposta de aula aqui apresentada é analisar junto aos alunos as práticas de resistência desenvolvidas pelos cativos no Brasil durante a escravidão e como essas práticas passaram a se transformar em características da sociedade brasileira. Os recursos didáticos que podem ser utilizados são tanto textuais quanto audiovisuais.
Uma primeira aula pode ser realizada para tentar sensibilizar os alunos sobre o tema. A utilização de imagens retratando o cotidiano dos escravos no Brasil é um interessante início. Trabalhos de artistas que viveram no Brasil e o retrataram, como Jean-Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas, proporcionam a verificação, através de imagens, das condições de trabalho e punição a que estavam submetidos os cativos, os mercados de escravos, os trabalhos cotidianos nas áreas urbanas e rurais, além das manifestações culturais (religiosas, comemorativas etc.).
Na segunda aula, a utilização das músicas do disco Canto Dos Escravos, gravado por Clementina de Jesus, Doca e Geraldo Filme, permite ao professor aproximar os alunos da linguagem utilizada pelos escravos e dos temas que compunham seus cantos. A leitura das letras em conjunto à audição das músicas deve ser realizada para a criação de um glossário com as palavras desconhecidas. Os temas apresentados nas músicas também devem ser destacados, principalmente os referentes às lutas dos africanos. Uma segunda música sobre as lutas pode ser a de Jorge Ben, Zumbi, de 1974, que remete ao Quilombo dos Palmares.
Protestantismo e escravidão no Brasil Império é sem dúvida um trabalho pioneiro nesse campo de análise. Inaugurou um enfoque que até então poucos se preocuparamem investigar. Sabemos que essa obra é limitada, não havia como abordar todas as questões que tal estudo exige, mas para os próximos historiadores fica o desafio de continuar essa análise, e baseando-se nela até mesmo iniciar outros estudos semelhantes, como a relação entre os evangélicos e: a classe trabalhadora, os pobres, os marginalizados, as mulheres
As formas de resistência dos escravos no Brasil manifestaram-se diversamente, representando uma luta contra o sistema escravista e conformando uma prática social e cultural que se desenvolveu no país ao longo dos séculos. Toda essa luta está presente na constituição da sociedade brasileira, e debater com os alunos esse tema é a proposta apresentada neste texto.
Esse debate pode ser feito em vários momentos do ano letivo. Porém, em datas comemorativas como o 13 de maio e o 20 de novembro, essa proposta pode ser mais pertinente.
O objetivo da proposta de aula aqui apresentada é analisar junto aos alunos as práticas de resistência desenvolvidas pelos cativos no Brasil durante a escravidão e como essas práticas passaram a se transformar em características da sociedade brasileira. Os recursos didáticos que podem ser utilizados são tanto textuais quanto audiovisuais.
Uma primeira aula pode ser realizada para tentar sensibilizar os alunos sobre o tema. A utilização de imagens retratando o cotidiano dos escravos no Brasil é um interessante início. Trabalhos de artistas que viveram no Brasil e o retrataram, como Jean-Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas, proporcionam a verificação, através de imagens, das condições de trabalho e punição a que estavam submetidos os cativos, os mercados de escravos, os trabalhos cotidianos nas áreas urbanas e rurais, além das manifestações culturais (religiosas, comemorativas etc.).
Na segunda aula, a utilização das músicas do disco Canto Dos Escravos, gravado por Clementina de Jesus, Doca e Geraldo Filme, permite ao professor aproximar os alunos da linguagem utilizada pelos escravos e dos temas que compunham seus cantos. A leitura das letras em conjunto à audição das músicas deve ser realizada para a criação de um glossário com as palavras desconhecidas. Os temas apresentados nas músicas também devem ser destacados, principalmente os referentes às lutas dos africanos. Uma segunda música sobre as lutas pode ser a de Jorge Ben, Zumbi, de 1974, que remete ao Quilombo dos Palmares.
Protestantismo e escravidão no Brasil Império é sem dúvida um trabalho pioneiro nesse campo de análise. Inaugurou um enfoque que até então poucos se preocuparamem investigar. Sabemos que essa obra é limitada, não havia como abordar todas as questões que tal estudo exige, mas para os próximos historiadores fica o desafio de continuar essa análise, e baseando-se nela até mesmo iniciar outros estudos semelhantes, como a relação entre os evangélicos e: a classe trabalhadora, os pobres, os marginalizados, as mulheres
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