Resenhas estão incluídas nas atividades acadêmicas que alunos dos Ensinos Médio e Superior, em geral, elaboram e apresentam, contribuindo com o desenvolvimento do espírito crítico desses aprendizes.
Ao tomar notas a partir de uma apresentação de resenha, as partes mais importantes a serem consideradas são:
A.
a descrição e a avaliação da obra.
B.
a introdução e a conclusão.
C.
os pontos positivos e negativos da avaliação.
D.
a avaliação crítica e a conclusão.
E.
os adjetivos descritivos e opinativos.
Soluções para a tarefa
D. a avaliação crítica e a conclusão.
Em uma resenha, existem algumas características importantes que devem ser levadas em conta para que haja uma boa análise no material de leitura.
Deve se levar em conta a opinião do autor sobre algum determinado fato ou obra, guiando o leitor na sua crítica e reflexão. A resenha têm influência direta na sua forma como é apresentada.
Tudo aquilo que envolve notícia, história, conto, filme, pesquisa, poema e os demais gêneros da leitura podem representar diferentes níveis de interesses em várias pessoas, é algo relativo que depende da construção da obra e da motivação do leitor.
Resposta:
A- a descrição e a avaliação da obra.
Explicação:
resenhas descrevem, analisam e avaliam um livro, um filme ou algum evento artístico. Desse modo, a descrição e a avaliação da obra são as partes mais importantes desse gênero. Concentrando-se na escuta desses itens, em especial na avaliação, você saberá se o resenhista recomenda ou não o material resenhado. A introdução e a conclusão fazem parte da maioria dos textos escritos e se referem à organização de textos, e não de gêneros. Normalmente, uma resenha aponta as falhas (pontos negativos) e os aspectos positivos da obra. Entretanto, também deve incluir uma descrição para que o leitor saiba, em linhas gerais, o assunto tratado. Todas as resenhas realizam uma avaliação crítica, porém a conclusão não faz parte da estruturação desse gênero. Em geral, o último parágrafo recomenda ou não a obra analisada. Adjetivos descritivos, especialmente os opinativos, são elementos linguísticos comumente encontrados em resenhas, permeando toda a obra, mas não se configuram como partes estruturais.