Química, perguntado por lauracava, 1 ano atrás

Reparando bem, descobria outras diferenças. O escudo da escola, por exemplo, que eutrazia colado no bolsinho esquerdo do uniforme, na blusa dele era no direito.Para testar, coloco a mão direita espalmada sobre o espelho. Como era de esperar, ele ao mesmotempo vem com a sua mão esquerda, encostando-a na minha. Sorrio para ele e ele para mim.Mais do que nunca me vem a sensação de que éalguém idêntico a mim que estáali dentro doespelho, se divertindo em me imitar.Chego a ter a impressão de sentir o calor da palma da mão dele contra a minha. Fico sério, aimaginar o que aconteceria se isso fosse verdade. Quando volto a olhá-lo no rosto, vejoassombrado que ele continua a sorrir. Como, se agora estou absolutamente sério? Um calafrio mecorre pela espinha, arrepiando a pele: háalguém vivo dentro doespelho! Um outro eu, o meuduplo, realmente existe!(SABINO, F. O menino no espelho. Rio de Janeiro: Record, 2003. p.68)O texto retrata, entre outros sentimentos, o conflito do protagonista para classificar a entidademágica proveniente do espelho como uma duplicação dele ou como alguém diferente, emboramuito parecido com ele mesmo. De forma análoga, a distinção entre certos pares de arranjosmoleculares pode ser bastante sutil.


O primeiro par de representações de estruturas químicas da figura, por exemplo, corresponde aduas substâncias diferentes, a S-linalol (A) e o R-linalol (A'). Ambas podem ser encontradas comocomponentes de óleos de certas plantas. Jáno segundo caso, as representações se referem àsduas unidades da mesma substância química, o mirceno (componente do lúpulo).Por que A e A’representam substâncias diferentes e B e B’não?Explique, empregando argumentos e conceitos que envolvam a descrição das estruturas decompostos de carbono.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por marianalins5966
7

Resposta:

A e A são moléculas quirais e correspondem a imagens especulares não sobreponiveis, logo, são enantiomeros (isomeros ópticos). A substância representada por B e B não é quiral. A quiralidade, neste caso, tem origem da presença de um carbono tetraédrico substituido por quatro grupos diferentes entre si (denominado centro estereogênico ou carbono quiral).


marianalins5966: Espero ter ajudado
Perguntas interessantes