Geografia, perguntado por jochemsamyra, 4 meses atrás

relatório sobre a serra do tabuleiro (Santa Catarina ) pra hojeeee

Soluções para a tarefa

Respondido por lkcito
0

Resposta:

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro está localizado no estado de Santa Catarina, região sul do Brasil, e ocupa uma área de aproximadamente 84 mil hectares em zona de domínio da Mata Atlântica junto com campos de altitude. O parque está aberto para visitação e a entrada é gratuita.

Localizado em uma região estratégica, única e muito especial da Mata Atlântica, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro possui uma ampla diversidade de habitats. Cinco das seis grandes formações vegetais do bioma Mata Atlântica encontradas no Estado estão representados no Parque. Por essa razão, ele abriga uma biodiversidade ainda maior que seus 84.130 hectares poderiam sugerir.

No litoral, sob forte influência marítima, são encontradas as formações de restinga e manguezal. A floresta ombrófila densa, riquíssima em plantas epífitas, cobre as serras e ocupa a maior parte da área do Parque. Nas encostas superiores da serra, envolta em neblina formada pela condensação da umidade que chega do mar, aparece a matinha nebular. Nas partes mais altas do Parque se faz presente a floresta ombrofila mista (floresta com araucárias) e os campos de altitudes.

O clima é subtropical úmido.

Fauna e flora

A fauna do Parque é bastante diversificada, contém espécies como: puma(Puma concolor), anta(Tapirus terrestris), tamanduá-mirim(Tamandua tetradactyla), gato-do-mato-pequeno(Leopardus tigrinus), gato-maracajá(Leopardus wiedii), jaguatirica (Leopardus pardalis), macaco-prego(Cebus apella), bugio(Alouatta guariba), sagui-de-tufos-brancos(Callithrix jacchus), sagui-de-tufos-pretos(Callithrix penicillata), cateto(Tayassu tajacu), paca(Cuniculus paca), cutia(Dasyprocta aguti), capivara(Hydrochoerus hydrochaeris) ,jacaré-de-papo-amarelo(Caiman latirostris) e muitos outros. A avifauna é composta por: vários tipos de tucanos, varios tipos de papagaios, periquitos e araras, falcões, bens-te-vi.

A flora é composta de Formações Pioneiras (Restinga e Manguezal), Floresta Ombrófila Densa, Campos de Altitude e Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária).

O Parque enfrenta problema com flora e fauna em extinção como: cocão (Eruthroxylum catharinense), canela-preta (Ocotea catharinensis) e araucária (Araucaria angustifolia).

Fauna em extinção: preá endêmico da ilha Moleques do Sul Cavia inermedia, uma das cem espécies mais ameaçadas do planeta, gato-do-mato-pequeno (Leopardo guttulus), jaguatirica (Leopardus pardalis), leão-baio (Puma concolor), veado (Mazama americana), anta (Tapirus terrestres).

Anexos:
Perguntas interessantes