História, perguntado por vitiielouxwej, 1 ano atrás

Relacione as religiões da Inglaterra do século XVIII com suas classes sociais

Soluções para a tarefa

Respondido por Mibreno
7
Calvinismo=a salvação era algo predestina se vc fosse um miserável que ascendeu na vida vc e está predestinado a salvação(Burguesia)
Luteranismo=a salvação dependia apenas de sua fé,era contra a venda de indulgencia e coisas do gênero(nobreza)
Anglicanismo=n sei mt bem mas foi criado pelo Rei Henrique VIII e n se diferencia mt do Catolicismo

Respondido por reginacossifernandes
0

● anglicanos: o grupo ligado ao poder, formado, basicamente, pela nobreza emergente e pela burguesia monopolista. Os anglicanos defendiam a manutenção do absolutismo devido às vantagens conseguidas junto ao rei.

● católicos: a nobreza feudal, que perdera muito de seu poder e prestígio com o fortalecimento da autoridade real, mas que ainda usufruía de largos privilégios, como, por exemplo, o recebimento das obrigações servis. Os católicos temiam, sobretudo, perder o que ainda lhes restava de prestígio e, por esse motivo, não se colocavam contra o rei.

● calvinistas: protestantes divididos em puritanos (mais radicais, defensores da República) e presbiterianos (mais moderados, advogavam uma Monarquia Parlamentar). Os calvinistas representavam a burguesia desprivilegiada e os setores mais humildes da sociedade inglesa, principalmente o proletariado urbano de origem camponesa, descontente com o processo de cercamentos e que sonhava voltar à terra que lhe fora confiscada. Tais grupos assumiram uma posição política nitidamente anti-absolutista.

Perguntas interessantes