História, perguntado por suysouza8, 1 ano atrás

Relacione a avaliação pessimista de Engels do potencial revolucionário na Inglaterra, constatando o desinteresse do operariado inglês pela alternativa revolucionária, com a política e a economia do período.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
7

Durante o século XIX três coisas definiam a vida do proletariado inglês: as difíceis condições de vida e trabalho, a hegemonia econômica inglesa e o orgulho nacionalista. Por conta do primeiro item suporia Engels que o proletariado inglês seria favorável à greve, mas foram os outros dois que foram determinantes em sua rejeição à via revolucionária, de modo que ele acreditou que a revolução na Inglaterra era mesmo coisa improvável.

O proletariado via o comunismo como uma invenção estrangeira, alheia aos seus interesses nacionais de glória britânica, de modo que não confiavam o suficiente nos comunistas, pois temiam que pudessem dominá-los e acabar com a supremacia inglesa.

Além disto, apesar de ser difícil a rotina de trabalho, os ingleses eram mais ricos que os outros povos do mundo, de modo que a mísera fração desta riqueza que chegava ao proletariado era suficiente para fazê-los também mais ricos que os trabalhadores de outros locais do mundo, de modo que não desejavam tanto uma revolução como faziam os trabalhadores de países mais miseráveis.

Perguntas interessantes