relação de fissão nuclear com acidente de Chernobyl
Soluções para a tarefa
Resposta:
A FISSÃO
Um reator nuclear controla as reações de fissão nuclear de forma controlada e assim poder obter energia elétrica. Isso é possível porque um reator é construído com barras de combustível físsio composto com urânio 235 enriquecido barras de moderador de nêutrons para poder fazer essa reação acontecer lentamente. Essas barras moderadoras podem ser compostas por grafite,ou em reatores mais modernos D2O (água pesada) também chamada água deuterada.
Sendo assim, quando a reação em cadeia começa a partir da indução de neutrons as barras moderadoras absorvem alguns nêutrons resultantes sem sofrer fissão, controlando assim toda a reação de acordo com a necessidade. Com isso a energia gerada em forma de calor eleva a temperatura da água no reator transformando-a em vapor que aciona uma turbina que gera energia elétrica.
O ACIDENTE NUCLEAR
Acidente de Chernobyl na Ucrânia Soviética em abril de 1986 no reator nuclear 4 perto da cidade de Pripyat. Ocorreu por uma falha ao simular falta de energia na estação, sendo assim, as reações nucleares ocorreram de forma descontrolada fazendo com que a água que resfriava o reator evaporasse instantaneamente e ocasionando uma explosão de vapor destrutivo e lançando grafite ao ar livre.
O incêndio proveniente da explosão só foi considerado totalmente controlado em quatro de maio, cerca de 9 dias após o vazamento radioativo. O acidente de Chernobyl é ainda hoje considerado o evento mais desastroso da história por causar um incontável risco ao meio ambiente e provocar a morte de inúmeras pessoas por irradiação ao longo dos anos.
Explicação:
O teste no reator de Chernobyl ao faltar energia deveria baixar todas as Barras Moradoras desativando instantaneamente as reações de fissão nuclear.
Como não aconteceu, a reação em cadeia ocorreu descontrolada igualmente a uma bomba nuclear.