. Regina Campos considera que podemos compreender por educação, todos os processo formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, conforme prevê também a própria LDB 9394/96. Seguindo essa orientação do que se pode compreender por educação, marque a alternativa que expressa CORRETAMENTE uma definição acerca da educação em sua relação com o processo de formação humana, conforme o pensamento de Campos: Pensar a educação de forma ampla significa lutar contra a dicotomia das etapas entre o pensar e o fazer, uma vez que todos os sujeitos, adultos ou crianças, são capazes de construir um saber sobre sua atividade, identificar problemas e resolvê-los, dominando, assim, o processo de apreensão da realidade. Seu campo de ação não está restrito ao espaço formal de ensino, apesar de caber à educação escolar a tarefa de constituir formas institucionalizadas de educação, que se expressam predominantemente pelas atividades de ensino. Em uma visão geral, a educação e a formação humana não são termos correlatos. Etimologicamente, educar tem como significado "fazer algo sair de si", ou seja, refere-se ao conjunto das influências do meio sócio-histórico sobre os indivíduos, que os leva a fazer saírem de si características próprias do ser humano (atividade, sociabilidade, consciência, liberdade e universalidade. Em um sentido restrito, a educação indica uma prática social, intencional, voluntária e metódica exercida por agentes diversos (família, escola, igreja, partidos, associações etc.) por meio de procedimentos que têm como objeto o homem em seus diferentes tempos: criança, jovem e adulto, o que não configura um processo de formação humana. A educação é, em geral, adjetivada, aparecendo em associação a outros termos: básica, aberta, popular, compensatória, profissional, integral, em serviço, a distância, especial, formal, fundamental, geral e tantos outros. Essa diversidade de adjetivos possibilita aos educadores dar conta da amplitude do conceito e relacioná-lo aos campos do desenvolvimento, do trabalho e da práxis, pelo viés da formação humana.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em uma visão geral, a educação e a formação humana não são termos correlatos. Etimologicamente, educar tem como significado "fazer algo sair de si", ou seja, refere-se ao conjunto das influências do meio sócio-histórico sobre os indivíduos, que os leva a fazer saírem de si características próprias do ser humano (atividade, sociabilidade, consciência, liberdade e universalidade. Em um sentido restrito, a educação indica uma prática social, intencional, voluntária e metódica exercida por agentes diversos (família, escola, igreja, partidos, associações etc.) por meio de procedimentos que têm como objeto o homem em seus diferentes tempos: criança, jovem e adulto, o que não configura um processo de formação humana.
Explicação:
Resposta:
a)
Pensar a educação de forma ampla significa lutar contra a dicotomia das etapas entre o pensar e o fazer, uma vez que todos os sujeitos, adultos ou crianças, são capazes de construir um saber sobre sua atividade, identificar problemas e resolvê-los, dominando, assim, o processo de apreensão da realidade.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
Isso significa dizer que o sujeito é um agente ativo e diretamente relacionado com seu processo educacional, independente de sua faixa etária.