História, perguntado por elisangelab, 5 meses atrás

Referente à Voltaire e “o século das luzes”, leia o texto a seguir:

“Desse modo, o século XVIII é conhecido como sendo o século da razão, das luzes ou como ‘século da Filosofia’. Para Voltaire o século XVIII é o grande século, pois foi o século no qual a razão se aperfeiçoou levando ao conhecimento da sã filosofia. Em outras palavras, o século XVIII pode ser caracterizado como período no qual temos a secularização do pensamento bem como a valorização da descoberta, da invenção e da atividade criadora. Rejeita-se a submissão da sociedade a preceitos cuja única legitimidade advém dos deuses. Desse modo é importante considerar que ‘a grande corrente das Luzes não pleiteia o ateísmo, mas a religião natural, o deísmo, ou uma de suas numerosas variantes’.”


Com base na unidade e no que foi lido anteriormente, identifique a alternativa correta que estabelece qual a visão religiosa que Voltaire buscava apresentar em seus escritos, na busca de modificar a sociedade da época:
Alternativas
Alternativa 1:
o catolicismo, religião tradicional e oficial do reino francês de sua época, marcando um retorno ao teocentrismo medieval.

Alternativa 2:
o ateísmo, pensamento que negava a existência de um ou mais deuses, tornando seu foco exclusivamente o ser humano.

Alternativa 3:
o maometanismo, religião surgida no século VI, que estava em ascensão devido ao orientalismo dos pensadores ocidentais.

Alternativa 4:
o protestantismo, religião recente e em ascensão, que lutara contra os alicerces políticos e religiosos da sociedade medieval.

Alternativa 5:
o deísmo, uma religião considerada lógica, natural e simples, que seria separada da política, e esta regeria os homens pela razão.

Soluções para a tarefa

Respondido por marceloksa1975
8

Resposta:

Alternativa 5:

Explicação:

o deísmo, uma religião considerada lógica, natural e simples, que seria separada da política, e esta regeria os homens pela razão.

se prestarmos atenção o final do texto ja da a resposta

Perguntas interessantes