Português, perguntado por raf0a6elinepaio, 1 ano atrás

redação Trabalhar para o futuro esquecer o presente

Soluções para a tarefa

Respondido por RayanneMonte
1

O que você vai ser quando crescer? Esta é uma pergunta que, certamente, ouvimos muitas vezes quando éramos crianças. Neste período, várias coisas passavam por nossa cabeça e respondíamos a essa questão com muita naturalidade e, por vezes, até com bastante criatividade.

Porém, à medida que vamos crescendo, responder aos questionamentos relativos ao nosso futuro se torna um desafio e é frequente recorrermos ao senso comum e pensarmos em respostas como: “o futuro a Deus pertence”, “não sei o que será de mim amanhã, quanto mais daqui a 10 anos”.

Muitas vezes desejamos ter uma bola de cristal para prever o nosso futuro e resolver todos os nossos problemas. Contudo, no mundo real não há uma tecnologia ou ferramenta que seja capaz de nos mostrar exatamente o que ainda está por vir, mas nós temos um importante aliado ao nosso favor que pode nos ajudar a projetar o nosso futuro: o planejamento.

Se pensarmos no futuro simplesmente como algo que irá acontecer, podemos concluir que todos nós teremos um futuro. Entretanto, se ampliarmos a nossa visão e entendermos que nós temos um papel fundamental no rumo da nossa história, veremos que o futuro não é apenas um espaço no tempo, mas a possibilidade de termos uma vida melhor do que a que vivemos hoje.

Sendo assim, convido você a uma reflexão. Quando se fala em futuro, onde você imagina estar? Tenho certeza de que pensou em várias coisas, mas agora provoco uma reflexão um pouco mais profunda: o que você faz para chegar lá onde você imagina?

A resposta dessa segunda pergunta é o que vai definir se você irá ou não conquistar o que deseja. Se você pensa em algo, mas não faz nada para que isso se concretize, tenha certeza de que seus planos serão frustrados.

Planejar o futuro não é puramente imaginar o que você quer, mas agir no presente de modo a criar condições para concretizar aquilo que almeja. Desta forma, estabeleça objetivos que reflitam o que realmente você deseja alcançar no futuro. Defina quais atitudes necessitam ser tomadas hoje para realizar as suas metas e, principalmente, execute-as, aja no seu presente.

Esteja atento às oportunidades que podem surgir na sua trajetória, mas lembre-se que as oportunidades são melhores aproveitadas e potencializadas por quem está preparado.

Por isso, capacite-se, esteja sempre bem informado sobre os assuntos que são relevantes para os seus objetivos, envolva-se e interaja com os espaços onde atua, conecte-se a outras pessoas e construa redes de relacionamentos, conquiste fãs.

Prepare-se também para as ameaças, ou seja, para as dificuldades que poderá encontrar. Saiba ler os sinais do mercado e da própria dinâmica social e antecipe-se às possibilidades de risco. Não negligenciar esses sinais é ter a possibilidade de transformar ameaças em oportunidades.

Tenho a convicção de que um futuro promissor só irá acontecer se fizermos do nosso presente um diferencial, planejando os objetivos que desejamos alcançar e agindo, ou seja, colocando em prática o que vamos aprendendo no nosso dia a dia, inovando, adquirindo novos conhecimentos.

Planejar o futuro não é somente olhar para frente. Temos que aprender com o nosso passado e fazer um presente ativo e consciente para colhermos bons frutos daquilo que executamos no agora.

Não há dúvidas de que planejar o futuro é agir no presente. Todo conhecimento que é conquistado só será refletido no futuro se você reinvestir o que aprendeu, ou seja, colocar em prática para poder aprender cada vez mais visando um futuro promissor.

Um pensamento do filósofo chinês, Confúcio, ilustra bem o espírito do nosso artigo de hoje – “O que ouço, esqueço. O que vejo, recordo. O que faço, aprendo.”. Inspire-se nesta reflexão!

Convido você, mais uma vez, a envolver-se neste desafiante tema comigo: você tem cuidado do seu presente para alcançar um futuro melhor? Como tem sido sua experiência? 

Perguntas interessantes