Violência vem do latim violentia, que remete a vis (força, vigor, emprego de força física ou os recursos do corpo em exercer a sua força vital). Esta força torna-se violência quando ultrapassa um limite ou perturba acordos tácitos e regras que ordenam relações, adquirindo carga negativa ou maléfica. É, portanto, a percepção do limite e da perturbação (e do sofrimento que provoca) que vai caracterizar um ato como violento, percepção esta que varia cultural e historicamente” (ZALUAR, Alba. UM DEBATE DISPERSO violência e crime no Brasil da redemocratização). 1. A partir dos seus conhecimentos sociológicos sobre a violência, marque a alternativa certa: * 1 ponto a) A violência não possui conexões com as características culturais, econômicas e históricas de uma sociedade. b) A explicação sociológica sobre a violência possui como foco central o sentido moral dessa manifestação. c) Segundo Alba Zaluar, é a percepção da sociedade, em termos culturais e históricos, que vai determinar o que é ou não violento. d) A manifestação da violência não possui relação com a perturbação social. “Por fanatismo se entende uma cega obediência a uma ideia, servida com zelo obstinado, até exercer violência para obrigar outros a segui-la e punir quem não está disposto a abraçá-la. (...) O Fanatismo está geralmente ligado ao dogmatismo, isto é, à crença numa verdade ou num sistema de verdades que, uma vez aceitas, não devem ser mais postas em discussão e rejeitam a discussão com os outros; a este corresponde no campo prático o sectarismo, isto é, a parcialidade para com os adeptos e o ódio para com os não crentes. Numa sociedade onde um grupo de fanáticos ganha poder, gera-se como reação e se alastra o espírito do conformismo”. BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. Brasília: Editora UNB, 1998 (adaptado). 2. De acordo com o texto, assinale a alternativa INCORRETA. * 1 ponto a) O fanatismo favorece a proliferação de atos de violência. b) O fanatismo não está ligado ao dogmatismo. c) De acordo com o texto, o dogmatismo seria à crença numa verdade ou num sistema de verdades que, uma vez aceitas, não devem ser mais postas em discussão e rejeitam a parcialidade. d) Um dos principais inimigos do fanatismo é o espírito crítico, pois esse leva em conta a pluralidade de ideias, encontrando a base para desenvolver o senso de tolerância e diálogo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) C
2) B
Explicação:
1) Segundo Alba Zaluar, é a percepção da sociedade, em termos culturais e históricos, que vai determinar o que é ou não violento.
2) O fanatismo não está ligado ao dogmatismo.
1. Letra C: com base no texto expresso, tem-se que segundo Alba Zaluar, é a percepção da sociedade, em termos culturais e históricos, que vai determinar o que é ou não violento; sendo que há diversos níveis de tolerância e segmentação de violência. Por exemplo; os romanos viviam em uma sociedade que hoje consideramos extremamente violenta. Mas para os mesmos, muito do que ocorria era tido como normal.
2. Letra B: o autor também expressa a ideia de que o fanatismo não está ligado ao dogmatismo, ou seja, ele é de certo modo ensinado e institucionalizado, de modo que aqueles que o aprendem também acabam ensinando-o, gerando um ciclo vicioso.