Português, perguntado por Jádna181, 1 ano atrás

Redação dissertativa- argumentativa sobre a pobreza

Soluções para a tarefa

Respondido por SolangeLima
5
Numa redação dissertativa argumentativa você tem que usar exemplos, precisa defender seu ponto de vista sobre o assunto dando algumas referências, mostrando a base que lhe fez defender essa tese.
Neste caso da pobreza você pode falar do nordeste, da má distribuição de renda, do bolsa família, etc.
Vou te dar um exemplo de como pode ser desenvolvida a sua redação:

Em toda nação existe a pobreza.
Parece que é uma lei, é necessário existir uma fatia da sociedade pobre.
A pobreza muitas vezes marginaliza o homem, que por vezes sofre preconceitos.
Ela ainda é responsável por matar muitos sonhos.
É claro que sempre há um ou outro que se reinventa e vence todas as limitações que a pobreza lhe impõe e acaba se sobressaindo, indo longe.
Mas veja bem, é um ou outro.
No geral, a pobreza é responsável por uma total desigualdade social, é o ponto auto da má distribuição de renda e faz com que ainda hoje existam seres humanos tratados como escravos, de forma velada, mas real.
A pobreza abate a alma daqueles que não conseguem vencer o olhar de desprezo dos que se acham acima por terem uns trocados a mais.
Quem dera fossem apenas uns trocados, infelizmente a pobreza lhe tira os trocados, o ensino qualificado as boas condições de moradia, roupas apresentáveis, lhe diminui as chances de um bom emprego ameaça a sua dignidade. 
Porém, a pobreza pode ser também um bom exemplo de como ser digno, honesto e capaz mesmo sem os recursos devidos.
Diferentemente da maioria dos políticos, que em meio aos seus montantes de dinheiro, com suas rendas privilegiadas, não sabem exercer o papel de bom cidadão e homem honesto, de bem.
Sendo assim, a pobreza é uma via de mão dupla, pode desqualificar e pode qualificar. Depende de quem a viva e como a viva. 
Perguntas interessantes