Redação Artigo de opinião sobre cyberbulliying
Soluções para a tarefa
Cyberbullying em jovens no meio escolar
A internet veio para ficar. Os jovens são os consumidores diários com mais disponibilidade para estar online e também os mais vulneráveis a riscos e a possíveis danos. Cumprem online uma das tarefas mais importantes para o seu saudável desenvolvimento: a socialização. Pertencer a um grupo é imperativo. Estar sempre online é o principal requisito. E assim vão deambulando entre uma socialização a que chamo de presencial e digital, isto é, uma socialização mista. Esta é a visão otimista e glamorosa do retrato da vida dos jovens. O problema surge quando só apostam na socialização digital (dependência de estar online) e/ou apostam na socialização digital de forma a causar sofrimento no outro, ter um meio de diversão e tornarem-se populares (isto é, cyberbullying). […]
O cyberbullying é uma realidade inevitável. Não há força física, não há medo da descoberta, não há feedback do sofrimento da vítima, e existem muitos seguidores, uns que estão do lado do agressor, outros que defendem a vítima e, também, os indiferentes. […] É uma forma de diversão realizada pelos cyberbullies, que se apresentam como frios e poderosos, com uma identidade falsa ou, por vezes, fazendo-se passar por incógnitos, e que assim se tornam muito populares e temidos.
O bullying ganhou uma nova ferramenta de atuação: as tecnologias de informação e comunicação (...). O cyberbullying surge nas redes sociais, nas mensagens, nos blogues, no e-mail. Pode surgir de várias formas: pela passagem de informação ou imagens privadas [...], tornadas acessíveis a todos, pelo envio repetido de mensagens agressivas e de humilhação, revelando ou não a identidade, pela exclusão de um determinado grupo e pelo roubo da identidade, de forma a enviar informação que danifique a reputação.
Tudo fica registado, para sempre. Uma espécie de pegada digital, com contornos muito negativos e nefastos para as vítimas. Este aspeto está longe de ser consciencializado pelos jovens. Não têm noção de que o impacto está para além daquele dia, daquele mês, daquele ano.
Um dos fatores que mais contribuem para a existência do cyberbullying são as rápidas competências tecnológicas que os jovens adquirem (...). Há um trabalho importante a fazer com os jovens, os pais e os professores para cercar o cyberbullying. É muito importante que o jovem tenha um espaço para falar a respeito do que se está passando e de como está se sentindo (...). O silêncio é o pior remédio. Mas muitas vezes é aquele que é mais usado. Faz aumentar o cyberbullying para proporções de sofrimento inimagináveis. As alterações nos resultados escolares, no comportamento em casa e na escola com os amigos e na sala de aula são importantes sinais de alarme. Às vezes, o cyberbullying é a ponta do iceberg, de outras vulnerabilidades que os jovens apresentam: agressores e vítimas. Todos apresentam características de certa forma semelhantes, relativas à escassez de apoio familiar e nas dificuldades nas relações com os pares, uns por maior isolamento, outros por guerrear o poder. Todos precisam de ajuda!
Resposta:
CyberBullying como o próprio nome diz, é uma pessoa vítima de Bullying virtual, ou seja, sofre Bullying na internet, redes sociais, etc. Uma pessoa que, por ser diferente das demais, sofre Bullying, tanto social como no mundo virtual, essa situação já aconteceu com muitas pessoas do mundo inteiro, a pessoa de tanto sofrer Bullying, cada sofrimento, cada choro, cada dor, vai acumulando na mente, tudo isso faz a vítima pensar nas probabilidades negativas como vingança, suicídio, solidão, e muitas vezes faz a vítima pensar algo diferente das pessoas, pessoa fica sem ânimo, deprimido, não sorri, só chora, isso tudo faz querer cometer suicídio, desistir da vida, acabar com toda dor da pior forma e da forma mais rápida, todos deveriam respeitar as diferenças pois isso é o correto. Geralmente as pessoas se tornam vítimas devido as suas características físicas, como ser gordo ou magro, grande ou pequeno, bonito ou feio... e características pessoais, que são do jeito de falar, andar, agir, pensar... São muitas coisas nas quais podem se tornar um motivo besta para iniciar o CyberBullying. Quando uma pessoa está sofrendo qualquer tipo de Bullying ou com algum peso na consciência, a melhor coisa na qual ajuda muito a melhorar a si próprio e a consciência, é você desabafar tudo com alguém, pois você desabafando, tá tirando um grande peso das costas, até receber uma ajuda ou um conselho talvez, isso tudo pode melhorar.