Recifes de coral são rochas de origem orgânica, formadas principalmente pelo acúmulo de exoesqueletos de carbonato de cálcio secretados por alguns cnidários que vivem em colônias. Em simbiose com os pólipos dos corais, vivem algas zooxantelas. Encontrados somente em mares de águas quentes, cujas temperaturas, ao longo do ano, não são menores que 20 ºC, os recifes de coral são ricos reservatórios de biodiversidade. Como modelo simplificado para descrever a existência dos recifes de coral nos mares, pode-se empregar o seguinte equilíbrio químico:
a) Descreva o mecanismo que explica o crescimento mais rápido dos recifes de coral em mares cujas águas são transparentes.
b) Tomando como base o parâmetro solubilidade do CO2 em água, justifique por que ocorre a formação de recifes de coral em mares de água quente.
Soluções para a tarefa
luz
6CO2 + 12H2O ⇄ C6H12O6 + 6H2O + 6O2
clorofila
Com a redução de dióxido de carbono, o equilíbrio CaCO3(s) + H2O(/) + CO2(g) ⇄ Ca²⁺(aq) + 2HCO⁻3(aq), será movimentado da esquerda para a direita (este é o chamado Princípio de Le Chatelier), fazendo com que se eleve a concentração de CaCO3, que é o principal componente dos corais.
b) A elevação da temperatura das águas reduz as condições de solubilidade dos gás, logo, em águas com temperaturas mais elevadas ocorre a redução de concentração de dióxido de carbono.
A partir disto, podemos inferir que o equilíbrio químico CaCO3(s) + H2O(/) + CO2(g) ⇄ Ca²⁺(aq) + 2HCO3(aq) será movimentado para a esquerda, ou seja, na direção em que se forma o CaCO3, que é o principal componente dos corais.
Resposta:
A) Em águas límpidas e translúcidas, ocorre a elevação da intensidade da luz e, por esta razão, o processo de fotossíntese ocorre em proporções mais elevadas também. Logo, ocorre a redução da concentração de dióxido de carbono, conforme esclarece a equação a seguir:
luz
6CO2 + 12H20 C6H12O6 + 6H2O + 602
clorofila
Com a redução de dióxido de carbono, o equilíbrio CaCO3(s) + H2O(/) + CO2(g) Ca²+(aq) + 2HCO-3(aq), será movimentado da esquerda para a direita (este é o chamado Princípio de Le Chatelier), fazendo com que se eleve a concentração de CaCO3, que é o principal componente dos corais.
RESPONDERb) A elevação da temperatura das águas reduz as condições de solubilidade dos gás, logo, em águas com temperaturas mais elevadas ocorre a redução de
concentração de dióxido de carbono.
A partir disto, podemos inferir que o equilíbrio químico CaCO3(s) + H2O(/) + CO2(g) Ca²+(aq) + 2HCO3(aq) será movimentado para a esquerda, ou seja, na direção em que se forma o CaCO3, que é o principal componente dos corais.