O processo de formação de cidades brasileiras esteve associado, entre outras situações, à existência de aldeamento indígena, estação de saúde, arraial de mineração, capela, forte, assentamento de imigrantes, rota de tropeiros ou, ainda, à construção de cidades planejadas.
Com base no mapa e em seus conhecimentos:
a) Preencha, no quadro presente na folha de respostas, a legenda correta para o mapa acima.
b) Identifique e explique duas razões para a construção de Brasília, capital do país, que é uma cidade planejada.
Soluções para a tarefa
a) A legenda deve ser preenchida respectivamente:
Cuiabá, Diamantina e Ouro Preto – Arraial de Mineração;
Nova Friburgo, Treze Tilhas e Blumenau – Assentamento de Imigrantes;
Manaus, Belém, Natal – Fortes;
Sorocaba, Ponta Grossa e Passo Fundo – Rota de Tropeiros.
b) As razões para a construção de Brasília:
Dentre as razões para efetivar a criação de Brasília na região em que foi construída era a intenção (bem-sucedida) de interiorizar o desenvolvimento.
Uma das inquietações da época, que resultaram na criação de Brasília bem ao centro do País, era o pungente desejo de levar ao interior do Brasil o desenvolvimento econômico, tão presente nas localidades litorâneas desde o período colonial.
Com a construção de Brasília, os principais serviços de infraestrutura, como saneamento básico, transporte, atendimento de saúde, educação, eletricidade, etc.; chegariam a locais mais longínquos. O crescimento da região seduziu grandes grupos da população a migrarem para a capital, acarretando no desenvolvimento e expansão das atividades de agropecuária nos anos seguintes.
Outro motivo bastante forte para a construção de Brasília foi de ordem estratégica, pois a constituição da nova capital, localizada na região central e pouco habitada do Brasil, possibilitava maior proteção aos 3 poderes de um possível ataque de outras nações, principalmente por via marítima, uma vez que o Rio de Janeiro, antiga capital estava à mercê.
Ademais, resguardada no interior, Brasília estaria distante não só de inimigos estrangeiros, como também das possíveis manifestações populares, tão comuns nas grandes metrópoles.
Desta forma, a capital ficaria instalada em uma área de razoável tranquilidade, além de favorável ambiente para o desenvolvimento econômico. Devido à instauração da Ditadura Militar, a cidade acabou por vivenciar uma forte segregação por conta de sua localização, ficando à parte das manifestações populares, e ao passo que a repressão se fortalecia, mais a cidade se militarizava, reforçando suas defesas, dificultando sobremaneira a sua reintegração durante o período de redemocratização do país.