Questão n° 42Em cães labradores, a eor da pelagem é determinada por dois pares de alelos de segregação independente. O gene dominante B condiciona pelagem preta, enquanto que seu alelo recessivo, b, condiciona pelagem marrom. Localizados em outro par de cromossomos, o gene E permite a produção de pigmentos, enquanto que seu alelo e (quando em homozigose) tem efeito epistático sobre B e b, não permitindo a produção correta de pigmentos, o que determina a eor “dourada” da pelagem.Um macho de cor marrom e uma fémea de cor dourada, ao serem cruzados por um tratador, produziram ao longo de suas vidas um total de 32 filhotes, sendo alguns pretos, outros marrons e outros, ainda, dourados. Dentre os 32 filhotes gerados a partir do casal de labradores, o número esperado de machos de coloração preta éa)4.b)5.c)3.d)16.e)20.
Soluções para a tarefa
Para responder essa pergunta é importante interpretar as combinações dos alelos, assim:
Bb ou BB dão a pigmentação preta
bb dá a pigmentação marrom
Ee ou EE permitem a pigmentação preta e marrom
ee não permite a pigmentação e gera uma cor dourada
Sabemos, conforme o enunciado que a fêmea possui cor dourada, então é certo que possui os alelos "ee", mas não podemos definir sobre os alelos B e b. Assim:
Fêmea: _ _ e e
O macho possui cor marrom, então é certo que possui os alelos "E_" e "bb". Assim:
Macho: b b E _
Para descobrir o alelos que faltam, vamos analisar os filhotes:
I) Tiveram alguns filhotes pretos.
Para ter um filhote preto, então teve que receber dos pais pelo menos um B e um E, já vimos que no macho não existe o B, mas existe o E, então podemos concluir que foi a fêmea quem deu aos filhotes o B.
Macho: b b E _
Fêmea: B _ e e
II) Tiveram alguns filhotes marrons.
Para ter um filhote marrom, então teve que receber dos pais pelo menos um E e os dois bb, já vimos que o macho possui um E e b, mas ainda não tínhamos encontrado "b" na fêmea, então como eles tiveram filhotes marrons, é certo que ela tem pelo menos um alelo b.
Macho: b b E _
Fêmea: B b e e
III) Tiveram alguns filhotes dourados.
Para ter um filhote dourado, então teve que receber dos pais os dois ee, já vimos que a fêmea possui ee, mas ainda não tínhamos encontrado "e" no macho, e é certo que ele tem porque seus filhotes receberam um e de cada pai.
Macho: b b E e
Fêmea: B b e e
Com isso podemos ver quais são as possíveis combinações:
Macho pode oferecer: b - E - e
Fêmea pode oferecer: B - b - e
Então:
1) BbEe - filhote preto
2)bbEe - filhote marrom
3)Bbee - filhote dourado
4)bbee - filhote dourado
A chance de ter filhote preto é 1 em 4 vezes = 0,25 = 25%
25% de 32 filhotes é:
25/100 * 32 = 8 filhotes pretos.
Resposta: (C) 8.
Resposta:
O Raciocínio da colega está correto com exceção do final.
Já que o enunciado pede o número de cães pretos e machos, devemos multiplicar a chance do cão ser preto pela chance dele ser macho, portanto:
1/4 x 1/2 = 1/8
32 x 1/8 = 32/8 = 4
Então, a resposta é a letra A
Explicação: