Questão n° 36O urânio-238, após uma série de emissões nucleares de partículas alfa e beta, transforma-se no elemento químico chumbo-206 que não mais se desintegra, pelo fato de possuir um núcleo estável. Dessa forma, é fornecida a equação global que representa o decaimento radioativo ocorrido.2928U-> 2£Pb + a + pAssim, analisando a equação acima, é correto afirmar-se que foram emitidasa)8partículas ae 6partículasp.b)7partículas ae 7partículasp.c)6partículas ae 8partículasp.d)5partículas ae 9partículasp.e)4 partículas a e 10 partículas p.
Soluções para a tarefa
Olá! Essa questão trata acerca da emissão de radiação a patir do átomo de urânio até sua transformação em átomo de chumbo. Sabendo que a partícula alfa é uma partícula positiva, de massa 4 e carga positiva +2 e que a partícula beta possui carga negativa -1, podemos fazer as contas necessárias para chegar ao número de partículas emitidas.
O urânio possui massa de 238, já o chumbo possui massa de 206. Isso representa uma perda de massa de 32 unidades. Dividindo o valor de 32 pelo valor de 4, que é a massa de cada partícula alfa, podemos afirmar que houve a emissão de 8 partículas alfa.
Agora analisando o número de prótons, temos que o urânio possui numero atômico de 92. Com a emissão de 8 partículas alfa,que possui carga positiva de +2, o número atômico do elemento resultante deveria ser de 92 - (8 x 2) = 76 prótons. Contudo, houve a emissão de partículas beta, o que representa um "ganho de prótons".
Como o número atômico do chumbo é de 82, podemos afirmar que houve a emissão de 6 partículas beta, para que o número atômico pudesse atingir os 82 prótons a partir dos 76.
Portanto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra A.