Questão n° 04Assinale a alternativa correta.a)O sufixo de superlativo em caríssimo (linha 03) e a expressão meu grande (linha 28) indiciam o grau de afetividade que une emissor e destinatário da carta.b)O pronome esta (linha 04) pode ser substituído por “essa” sem prejuízo para o uso correto da norma culta escrita do português brasileiro.c)A forma do verbo em fixando (linha 05) denota que a ação a que se faz referência ê considerada em seu estado concluído e final.d)O uso do pronome nossa (linha 20) evidencia que o emissor da carta delimita de maneira irrefutável sua separação e distância em relação ao destinatário.e)Os verbos seríamos (linha 21) e desejássemos (linha 21) exprimem o sentido de ações que são dadas como certas e realizadas.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá!
Na carta de Graciliano Ramos para Cândido Portinari, o sufixo superlativo "caríssimo" e "meu grande" indicam sentimentos e afetividade, logo, se trata de uma função emotiva da linguagem.
Na linha 06, "esta" não poderia ser substituído por "essa", visto que o autor se refere ao termo que acabou de mencionar, ou seja, "a resposta". O pronome "nossa" na linha 27, ao contrário do que a alternativa propões, exibe uma proximidade de ambos os personagens, autor e remetente, em relação à dor. Já "seríamos" da linha 28 e "desejássemos" da linha 29 exprimem um sentido de condição.
Logo, a alternativa correta é a letra A.
Perguntas interessantes
Biologia,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás