QUESTÃO 6
A educação é uma exigência própria da natureza do homem, uma vez que ele nasce com ilimitadas capacidades de agir, no entanto, não tem a habilidade necessária para realizar qualquer ação. O homem deve, então, aprender com o outro como exercer suas capacidades fundamentais, tais como: alimentar, caminhar, falar, ler, escrever e trabalhar.
SOUSA, Wanderly Alves de. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos.
Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018.
Considerando a afirmação, aprecie as assertivas:
I. Dada a capacidade em especializar-se mediante a educação, o homem pode individualizar-se, e adquirir uma personalidade.
II. A educação deve promover ao educando o conhecimento de si mesmo, o conhecimento de suas habilidades para desenvolver-se como indivíduo.
III. A educação não deve transmitir à pessoa valores culturais elaborados pela humanidade, permitindo que cada um construa seus valores individualmente.
IV. O homem, independentemente de sua base biológica, acaba detendo um componente cultural e seu comportamento é essencialmente influenciado por ele.
Assianle a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II, III e IV.
Alternativa 2:
II e III apenas.
Alternativa 3:
III e IV apenas.
Alternativa 4:
I, II e III apenas.
Alternativa 5:
I, II e IV apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 2
Explicação:
fiz i deu certo
Resposta:
Alternativa 5:
I, II e IV apenas.
Explicação: Paginas 41 e 42 do Livro: Fundamentos Antropológicos e Sociológicos.
Nesse sentido, poderíamos dizer que o fenômeno da educação é tipicamente humano. Dado que somente o homem pode e deve educar-se. Assim, comparativamente com o mundo dos animais irracionais, a estes é possível apenas adestrá-los. O animal é um ser já especializado desde seu nascimento, um ser dotado institivamente de determinadas habilidades e somente destas. Contrariamente, o homem está inicialmente privado de qualquer especialização, mas possui a capacidade de adquirir, por meio da educação, da aprendizagem, as especializações mais variadas. Dada essa capacidade em especializar-se mediante a educação, o homem pode individualizar-se, tornar-se um eu, adquirir uma personalidade exclusivamente sua que está em contínua evolução e maturação (I).
Antes de prosseguir, quero destacar aqui três pontos importantes da educação do homem: o primeiro diz respeito ao pessoal, a educação deve promover ao educando o conhecimento de si mesmo, o conhecimento de suas habilidades para desenvolver-se como indivíduo (II); o segundo diz respeito ao social, porque a educação envolve eminentemente uma relação interpessoal: educador e educando; o terceiro diz respeito à cultura propriamente dita, uma vez que a educação deve transmitir à pessoa valores culturais elaborados pela humanidade ao logo de sua história no mundo (III).
Do ponto de vista da Antropologia e da Sociologia, é a partir do conceito de cultura que podemos entender o homem como ser cultural e social, inserido em uma comunidade, sendo esta, por sua vez, dotada de cultura. O homem, independentemente de sua base biológica, acaba detendo um componente cultural e seu comportamento é essencialmente influenciado por ele (IV). Para entender esse homem, há que se entender também suas interações, seja com a natureza, com os outros homens, seja com o grupo a que pertence, pois é o seu grupo quem dita as regras de convívio social.